Destaque

Educadora pede transformação inovadora na educação

 Maria Inês Fini defende “destruição na escola como a concebemos hoje”                                     

Mais de duas mil pessoas participaram da 10ª Semana da Educação, dividida em três dias de evento (foto: Gabriella Ramos)

 

Por Gabriella Ramos

 

A educadora Maria Inês Fini, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abriu a programação do Festival de Inovação na Educação com uma palestra gratuita na última quinta-feira (19), no Expo D. Pedro, em Campinas. A discussão abordou a “inovação como a única saída para a educação do Brasil” e fez parte da 10ª Semana da Educação, promovida pela Fundação FEAC, de Campinas.

O evento fez parte da 10º Semana da Educação, promovida pela Fundação FEAC, que discutiu as mudanças de paradigma necessárias à educação. “Inovar, para a educação brasileira, é promover uma destruição devastadora da escola como a concebemos hoje e promover uma reconstrução criativa e arrojada em três aspectos estruturantes, que são o currículo, a avaliação e a formação de professores”, defende Maria Inês Fini.

Para a idealizadora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a sociedade passou por mudanças e a escola também precisa se transformar para acompanhar a dinâmica social. “Na minha escola aprendíamos as respostas certas para os problemas conhecidos. Hoje não há respostas certas e os problemas mudam rapidamente”, pontua.

Maria Inês Fini é doutora em ciências, pedagoga, professora e pesquisadora (foto: Gabriella Ramos)

A educadora defende o gestor moderno como a locomotiva deste processo de renovação. “Ele precisa dominar modernas técnicas de gestão, ter boa formação pedagógica e criar os espaços de formação dos professores, além de diálogos constantes com as famílias e com o conjunto de instituições locais”, disse.

Para Maria Inês Fini, a inovação só será possível se posturas diferentes forem adotadas, como o uso da tecnologia como recurso pedagógico e o apoio irrestrito aos professores para que dominem conceitos estruturantes do que deverão ensinar com uso de novas metodologias. “É preciso assumir o conceito de educação integral, que envolve outra postura da escola: emoções, sentimentos e relações”, conclui.

 

Orientação: Profa. Ciça Toledo

Edição: Guilherme Maldaner


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.