Destaque
Em Campinas, ato público foi no Largo do Rosário, contra ameaças de contingenciamento do governo Bolsonaro
Por Gabriela Duarte
Mais de 6 mil pessoas, segundo os organizadores, compareceram, na manhã desta quarta-feira, 15, à manifestação que reuniu estudantes, professores, secundaristas, representantes de entidades de classe e sindicatos de Campinas no Largo do Rosário. A mobilização teve como objetivo protestar contra o corte de verbas para a educação, anunciado pelo governo Bolsonaro. Segundo a PM, a manifestação contou com cerca de mil participantes. No país, as manifestações atingiram cidades de 26 estados.
No Largo do Rosário, tomado pelos manifestantes, dirigentes políticos como Paulo Búfalo e Mariana Conti ressaltaram a importância da participação das frentes estudantis nesses movimentos. Segundo afirmaram, educação é a área que deveria ser a menos considerada para cortar gastos. Gustavo Petta, vereador pelo PCB, ao falar no carro de som do local, afirmou que “hoje a aula é na rua”, frase muito usada pelos manifestantes do dia.
A estudante de arquitetura Letícia Zerati, da PUC Campinas, uma das responsáveis por levar o debate aos alunos de sua instituição de ensino, afirmou que na noite de ontem, 14, o Centro Acadêmico da faculdade onde estuda promoveu conversa aberta com os professores de pós- graduação para mostrar aos alunos o que está acontecendo. De acordo com ela, está “em jogo o nosso futuro e o do nosso país”.
Os cortes orçamentários anunciados pelo Ministério da Educação deverão atingir estudantes bolsistas de cursos de pós-graduação de todo o país, incluindo os de universidades particulares. A medida afeta diretamente pesquisas em todas as áreas de conhecimento. No início da manhã desta quarta, os estudantes haviam bloqueado a Avenida Guilherme Campos, para impedir o acesso à Unicamp e à PUC-Campinas. O trânsito na rodovia Dom Pedro também foi afetado.
Edição: Elton Mateus
Orientação: prof. Carlos A. Zanotti
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino