Educação

A escola vem se afastando do jovem, aponta pesquisa

Por Bruna Carnielli

 

Segundo levantamento em Campinas, 61,6% dos alunos se esforçam apenas para obter nota de aprovação

 

Escola é vista como parte das obrigações, e não oportunidade para aprender (foto: Paula Mariane)

“Existe vontade de ter mais atividades extras, laboratórios, projetos, de ter um ensino melhor, de ter professores que interajam mais e poder participar mais da aula, mas a escola que temos não oferece essas oportunidades”. A afirmação é da estudante Letícia Gonzales Martins, da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas, que conduziu uma pesquisa junto a 86 alunos do 1º ano do ensino médio de uma unidade pública do município.

De acordo com a estudante, a pesquisa, desenvolvida em regime de iniciação científica ao longo de 2017, apurou que, devido à falta daqueles recursos, os jovens veem a escola apenas como parte de suas obrigações, “e não como uma oportunidade para obter conhecimento e crescimento”.

A estudante Letícia Martins e a orientadora da pesquisa, Vera Trevisan: um olhar sobre a escola (Foto: Bruna Carnielli)

Segundo a docente orientadora da estudante, professora Vera Lúcia Trevisan, o levantamento constatou que os secundaristas acabam indo para a escola por pura obrigação. “Uma reforma no modo de lidar com o ensino seria fundamental para reverter esse quadro”, disse a docente, que possui doutorado em psicologia da educação.

“Já não faz mais sentido para os alunos o formato atual de escola”, prosseguiu a estudante, ao explicar que o levantamento para sua pesquisa contou com um questionário cujo principal objetivo foi identificar quais os sentidos e significados que os alunos atribuem à escola que têm; e qual escola eles gostariam de ter. O ponto de partida foi “tentar fugir de uma visão de aluno que é desinteressado por natureza, que não quer nada da vida, e realmente perguntar pra eles como estão vivenciando a escola”.

Letícia: modelo atual já não faz mais sentido (Foto: Bruna Carnielli)

De acordo com o levantamento, 41,86% dos alunos disseram que a escola deveria oferecer um ensino melhor e conteúdos diferenciados. Para 22%, deveria haver uma estrutura melhor, enquanto 15,1% e 10,4% dos entrevistados pediram por atividades extracurriculares e bons professores, respectivamente.

A orientadora do trabalho ponderou que já é tempo de as autoridades do setor ouvirem e buscar melhor compreender o aluno. “Já passou da hora de outros profissionais também atuarem na escola pra promover outro olhar, outras dinâmicas, que favoreçam o que é esse jovem, o que é esse professor, o que é a sociedade”, frisou Vera Trevisan.

 

Edição de Caroline Garcia D’Agostini

Orientado por Prof. Carlos Alberto Zanotti


Veja mais matéria sobre Educação

Educação como chave para conscientização climática


Para Estefano Gobbi, ações individuais são mais eficientes que medidas públicas


Pouco conhecida, emissora transmite até futebol entre escolas


Corujinha azul é mascote do canal que pretende se diferenciar das demais TVs educativas


Audiovisual predomina em TCCs de jornalismo


São 12 produções, como o multimídia em que a estudante Alanis Mancini entrevista o lavrador e poeta Antônio José Fernandes


Para explicar o conto, autor aproxima Cristo e Superman


Em palestra no Sesi, o escritor Jotah diz que livro infantil não serve apenas para as crianças


Novo Parlamento Mirim reflete dilemas da educação


A estudante Marina Ortigosa, ao lado de outros 32 estudantes, toma posse da vaga que ocupará por 1 ano


Quando o assunto é saúde, mentiras são capazes de matar


Jornalista e professor da Unicamp defendem parceria para combater desinformação e conscientizar o público sobre o tema



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.