Noticiário Geral
Histórias diferentes, com pessoas que possuem um objetivo comum: praticar o exercício da dança, numa cadeira de rodas, com o auxílio de amigos ou familiares. Esses são os alunos das aulas de dança para cadeirantes, ministradas pelo professor Wellington Negrão, voluntário do projeto desenvolvido em Americana (SP).
As aulas acontecem todas as segundas-feiras no Centro de Cultura e Lazer (CCL) com a adesão de seis cadeirantes, como Bárbara Bezerra, de 17 anos, que tem dificuldades para se comunicar e não tem movimento nas pernas. Por meio de gestos, sorrisos e acenos com a cabeça, disse nunca ter praticado qualquer tipo de esporte e está feliz por aprender a dançar.

Bárbara Berreza com a mãe e professor Wellington Negrão. Foto: Gabriela Cunha
Sua mãe, Ana Paula Bezerra, de 44 anos, reconhece a importância da iniciativa para um cadeirante. “Eu sempre assisti muitos vídeos de esportes adaptados e achei maravilhoso chegar aqui”, disse. Ela afirma ter expectativa de participar de um espetáculo com a filha. “Cresci com a dança e agora tenho a oportunidade de voltar junto com minha filha”.
Wellington Negrão trabalha com dança há mais de 25 anos, a primeira com cadeirantes. Para ele, a dificuldade é fazer com que os acompanhantes participem. “O desafio é tornar o projeto real, porque a dança muda a vida das pessoas, mas elas têm que se propor a fazer”, afirma.

O professor Wellington Negrão orienta os acompanhantes sobre os passos básicos. Foto: Gabriela Cunha
O professor ainda ressalta que além da atividade física, o projeto tem um âmbito social. “A atividade física é essencial, eu sou professor de educação física, então posso falar que saúde e bem-estar são importantes. Mas o social é que é o fantástico. Você conhece as pessoas, faz amizades, e isso a gente tem que considerar muito”, disse.
As aulas são gratuitas e são promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Americana. As pessoas interessadas podem fazer as inscrições pessoalmente na Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, rua das Palmeiras, número 08, Jardim São Paulo, telefone: (19) 34084800. (Orientação Rosemary Bars)
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini

‘Seja amigo de um morador de rua’ propõe padre Júlio Lancellotti
Mais de 300 pessoas, entre alunos, professores e comunidade externa, se reuniram para receber uma visita especial: o padre Júlio Lancellotti.

Futebol feminino ainda sofre com desigualdade
Mesmo com recordes de audiência, a modalidade enfrenta preconceitos e falta de apoio no Brasil