Noticiário Geral

Aproximadamente 3 mil pessoas no mundo não têm impressão digital

Por Juliana Cavalcante

Cerca de três mil pessoas no mundo não possuem impressão digital e, de acordo com a dermatologista Adriane Cruvinel, os casos são resultados da síndrome de Nagali – um defeito genético que não permite a formação de digitais. As pessoas com essa síndrome devem apresentar laudo médico comprobatório e referências paternas para dar entrada no documento de identidade.

A partir do 6º mês de gestação, o feto começa a desenvolver a impressão digital que é única para cada indivíduo e não muda ao longo dos anos. Não só a síndrome de Nagali que pode causar essa anomalia: são cadastradas mais de seis mil síndromes que dificultam a identificação digital, além de acarretar outros danos a pele.
A recepcionista Josiane Pereira conta que sofre com a sensibilidade na impressão e que precisa tentar diversas vezes até que os sistemas reconheçam sua digital. “Usar a biometria nos sistemas bancários ou no cartão de ponto do serviço é quase impossível, já que sempre dá como não cadastrada”, relata Josiane.
Em casos de amputação da mão ou dos dedos a impressão dos dedos do pé é coletada, também chamada de impressões plantares. As pessoas que apresentam problemas com as digitais e queiram orientações sobre documentações devem procurar o instituto de identificação de sua região que em Campinas fica dentro do Poupatempo.

Curiosidades

  • As pontas dos dedos de pessoas com digitais possuem curvaturas. Já dos afetados pela síndrome de Nagali são totalmente planas.
  • O primeiro caso constatado de pessoa sem impressão digital ocorreu com uma mulher suiça em 2007 que teve problemas ao tentar entrar nos EUA.
  • Pessoas que trabalham em construção civil ou que tenham muito contato com produtos de limpeza podem perder temporariamente as digitais devido ao atrito com os tijolos e produtos fortes.

 

Editado por Letícia Baptista


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Como o clima extremo impacta o aprendizado nas escolas


Pesquisa de Harvard aponta necessidade de climatização e especialistas citam flexibilização de métodos de ensino


Mudanças climáticas agravam problemas de saúde


Variações de temperaturas intensificam casos de desidratação, câncer de pele e doenças respiratórias; confira os cuidados gerais


Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas


Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes


Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025


Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom


Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo


Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.