Noticiário Geral

Aproximadamente 3 mil pessoas no mundo não têm impressão digital

Por Juliana Cavalcante

Cerca de três mil pessoas no mundo não possuem impressão digital e, de acordo com a dermatologista Adriane Cruvinel, os casos são resultados da síndrome de Nagali – um defeito genético que não permite a formação de digitais. As pessoas com essa síndrome devem apresentar laudo médico comprobatório e referências paternas para dar entrada no documento de identidade.

A partir do 6º mês de gestação, o feto começa a desenvolver a impressão digital que é única para cada indivíduo e não muda ao longo dos anos. Não só a síndrome de Nagali que pode causar essa anomalia: são cadastradas mais de seis mil síndromes que dificultam a identificação digital, além de acarretar outros danos a pele.
A recepcionista Josiane Pereira conta que sofre com a sensibilidade na impressão e que precisa tentar diversas vezes até que os sistemas reconheçam sua digital. “Usar a biometria nos sistemas bancários ou no cartão de ponto do serviço é quase impossível, já que sempre dá como não cadastrada”, relata Josiane.
Em casos de amputação da mão ou dos dedos a impressão dos dedos do pé é coletada, também chamada de impressões plantares. As pessoas que apresentam problemas com as digitais e queiram orientações sobre documentações devem procurar o instituto de identificação de sua região que em Campinas fica dentro do Poupatempo.

Curiosidades

  • As pontas dos dedos de pessoas com digitais possuem curvaturas. Já dos afetados pela síndrome de Nagali são totalmente planas.
  • O primeiro caso constatado de pessoa sem impressão digital ocorreu com uma mulher suiça em 2007 que teve problemas ao tentar entrar nos EUA.
  • Pessoas que trabalham em construção civil ou que tenham muito contato com produtos de limpeza podem perder temporariamente as digitais devido ao atrito com os tijolos e produtos fortes.

 

Editado por Letícia Baptista


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu


Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky


Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional  Por Nicole


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.