Reportagens
Por Beatriz Biaggioni
A campanha “Lacre do Bem” doou, em dois anos, 72 cadeiras de rodas e reciclou mais de sete toneladas de alumínio, A campanha, criada em 2 de junho de 2013, tem como objetivo arrecadar lacres de latinhas de alumínio e, com a reciclagem desses materiais, adquirir cadeiras de rodas para doação às instituições que cuidam de crianças com paralisia cerebral ou mobilidade reduzida.
A idealizadora do projeto social, Julia Macedo, de 11 anos, conta que a ideia inicial era apenas de recolher lacres das latinhas que encontrasse pelo caminho. “Foi muito difícil juntar tantos lacres, então decidi fazer bilhetinhos todos os dias para entregar na escola e pedia que as pessoas colaborassem, recolhendo lacres das latas de alumínio. Dessa forma consegui chamar a atenção dos colegas, professores, amigos e parentes, que perceberam como a atitude poderia ajudar muita gente”, conta Julia.

Para doar uma cadeira de rodas são necessários 385 mil lacres de alumínio o equivalente a 140 garrafas PETS de dois litros
(Crédito: Beatriz Biaggioni)
Ao todo, são 7,3 toneladas, o que corresponde a 26,5 milhões de lacres que foram recolhidos durante a campanha. “Estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Brasília e Bahia também doaram lacres para ajudar na campanha”, finaliza Julia.
A idealizadora do “Lacre do Bem” acredita que a missão do projeto seja promover um engajamento e uma mobilização entre as pessoas, para que elas pensem no próximo a fim de criar uma corrente do bem com a multiplicação e reciclagem dos lacres, contribuindo com a natureza, além de conseguir doações de cadeiras de rodas.
Para saber mais sobre a importância da reciclagem de alumínio, clique aqui.
Editado por Laura Baiè.
Veja mais matéria sobre Reportagens

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Inteligência Artificial Movimenta nossa Agricultura
Tecnologia é usada para tornar a produção mais eficiente e sustentável, impulsionando o agronegócio brasileiro no cenário global

Educação ambiental pode parar a destruição do planeta
Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que as próximas gerações

Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp
Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por

Boquinha de anjo: a história por trás do mais novo símbolo gastronômico e cultural da cidade de Campinas
Corte de sanduíche criado em 1960 resistiu ao tempo, virou sucesso na cidade e ganhou status de símbolo gastronômico

O renascimento do vinil em Campinas: um mercado em ascensão
Feiras, lojas e o crescente interesse pela música analógica estão fortalecendo o mercado de vinil