Destaque

Professora alerta para riscos com desmatamento da Amazônia

Dados do INPE mostram que houve um salto de 34% na destruição da floresta 

 

Por: Bárbara Marques  

 

Para a professora e socióloga ambiental Leila da Costa Ferreira, a sociologia tem um papel fundamental para compreender as mudanças climáticas. Segundo ela, o Brasil apresenta um retrocesso nessa discussão desde 2017, especialmente em relação ao desmatamento na Amazônia.

O programa Prosa Sociológica, promovido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, aconteceu nesta quinta-feira (13) no canal IFCH no Youtube e contou com a participação dos professores Sávio Cavalcante e Mariana Chaguri. O tema da discussão foi “Sociologia Ambiental e Mudanças Climáticas: Desafios do Presente e do Futuro”

Os professores Leila da Costa Ferreira, Mariana Chaguri e Sávio Cavalcante discutem o papel da sociologia na questão ambiental. (Foto: Youtube)

Os dados do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, apontam que de agosto de 2019 a julho de 2020 houve um salto de 34% na destruição florestal em relação ao período anterior.

Entretanto, em uma reunião com líderes da América Latina realizada na última terça feira (11) para discutir a preservação do meio ambiente, o presidente Jair Bolsonaro disse que “essa história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira.”

Segundo a professora, os dados do INPE são absolutamente confiáveis. “O que nós estamos fazendo com a maior floresta tropical do mundo é inacreditável. A floresta em pé tem muito mais valor econômico do que a floresta queimada e devastada”.

Para a professora Leila Ferreira; “nós, cientistas sociais, temos muito o que dizer nas perspectivas das mudanças climáticas. Não só em termos de mitigação, adaptação e resolução de problemas, mas principalmente para o entendimento da complexidade dessas mudanças”.

Ela ainda destaca que, para tratar a questão ambiental, é preciso ter uma perspectiva de análise multinível. O governo e os agentes governamentais devem atuar em conjunto com  os movimentos sociais e locais.  “É importante que eu entenda o acordo de Paris, que eu saiba que está acontecendo na China, na África, mas também é extremamente importante que eu saiba o que está acontecendo num nível local”, disse.

Para que isso aconteça, o incentivo à pesquisa é essencial. No Brasil, em meio aos cortes de bolsas, destaca-se o Programa de Mudanças Globais da FAPESP, do qual a professora Leila Ferreira faz parte. “Não existe boa ciência sem bons financiamentos. A ciência tem que estar na frente dos processos fundamentais e políticos”, concluiu.

 

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Yasmim Temer


Veja mais matéria sobre Destaque

Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:


Fábrica das Infâncias Japy une arte e lazer para desenvolvimento infantil


Antiga fábrica de tecelagens foi adaptada pensando em atividades que ocupem o tempo livre do



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.