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SPFW 58 celebra Regina Guerreiro e revela tendências da moda brasileira

Criações unem tradição e modernidade com coleções inspiradas no streetwear, alfaiataria e referências do Brasil

Por Ana Beatriz Morales

Na 58ª edição do maior evento de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week (SPFW) prestou homenagem à jornalista, editora e diretora criativa Regina Guerreiro. Durante uma semana de apresentações, entre 14 e 21 de outubro, marcas nacionais tiveram a chance de exibir suas criações e tendências inovadoras. A combinação de elementos como alfaiataria, streetwear, estampas lúdicas e crochê dominou as passarelas no sábado (19).

Abaixo, veja o vídeo dos desfiles das marcas Rafael Caetano, The Paradise, Led e Silvério Brand:

Marcas como Rafael Caetano, Led e The Paradise destacaram as brasilidades em suas coleções. Em colaboração com a Disney, a marca The Paradise apresentou uma visão vibrante do Brasil, reinterpretando o personagem Zé Carioca com referências tropicais. O destaque na passarela foi para as estampas lúdicas e coloridas do personagem da Disney, além dos elementos nacionais, com chinelos de tiras, que reforçaram a essência descontraída e tropical da criação.  

A grife mineira Led apresentou a estética única que valoriza a criatividade e a originalidade da cultura brasileira. A coleção “Gambiarra, o Grande Artifício da Mecânica Brasileira Inventado para Arrumar, Recuperar ou Realizar Algo”, expressou a brasilidade no tema e nas técnicas utilizadas, como o uso do crochê e o artesanato. Os elementos explorados nesta coleção foram o uso de matérias que fazem parte do dia a dia das ruas, como cordas, fios e alfinetes.

O uso do crochê e materiais como cordas foram explorados pela marca Led (Foto: Ana Beatriz Morales)

No Pavilhão das Culturas Brasileiras, marcas como Silvério Brand e Rafael Caetano apostaram na alfaiataria minimalista com recortes modernos. A coleção “Maurício” de Rafael Caetano trouxe uma fusão de alfaiataria com streetwear, para homenagear os gibis do cartunista Maurício de Sousa. Cortes oversized e tecidos com estampas exclusivas que remetem aos personagens dos quadrinhos, destacam a ousadia e elegância do estilista.

Rafael Caetano explora o uso de estampas lúdicas que remetem as orelhas de Sansão (Foto: Ana Beatriz Morales)

A marca paulistana Silvério Brand leva para a passarela a mistura do clássico e o moderno. Com a inspiração do desejo e o fim do romantismo, os diretores criativos Rafael Silvério e João Massud criam a coleção “Eros”. O contraste entre sensualidade e modernidade, proximidade e distância, fluidez e rigidez foi explorado pela dupla.

João Massud faz a sua estreia no SPFW, como diretor criativo da marca. Com a perspectiva jovial, o estilista traz para o desfile a questão da distopia, direcionando os looks para o fim do tempo de amor moderno. Resgatando elementos do streetwear, como moletons, t-shirts e calças de sarja com caimento oversized, Masud aplica sua essência sem tirar o DNA que a marca carrega.

João Massud, diretor criativo da linha Essential da Silvério (Foto: Ana Beatriz Morales)

“Fiz parte de um projeto social de reinserção da comunidade carcerária na indústria têxtil, então, quando eu entro na marca, trago uma perspectiva diferente, com um olhar da rua e voltado para a arte urbana”, complementa João Massud.

A seguir, ouça quais são os desfiles favoritos dos convidados da SPFW:

Orientação: Profa. Karla Ehrenberg

Edição: Bianca Freitas


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Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.